Guarda relembra desfile no ex-território e pede zelo com história do AP

Seu Monteiro participou de desfiles na FAB até o fim dos anos 1960
Compartilhamentos

RODRIGO INDINHO

O dia 13 de setembro é marcado pelo feriado alusivo à fundação do ex-território federal do Amapá. Na capital, anualmente acontece o desfile cívico com alunos das escolas estaduais, no Sambódromo. O portal SELESNAFES.COM conversou com uma figura muito simpática que já desfilou por várias vezes, da época do território até nos dias atuais, e lembra o que viveu e o que mudou de lá pra cá.

O guarda do ex-território federal, José Monteiro do Espírito Santo, de 74 anos, o seu “Monteiro”, como é conhecido entre os amigos, veio para o Amapá quando ainda era criança, em 1957, com a família. Em 1962, com 18 anos, começou a servir ao Tiro de Guerra 130 (o Exército da época) e no mesmo ano entrou na Guarda Territorial. Ele lembra de seu último desfile pelo Território.

Guarda Territorial nos anos 1960, na frente da Fortaleza. Foto: reprodução/arquivo de Orion Yataco

“Era uma boa época. Lembro que meu último desfile foi em 1968, na Avenida FAB. O que me marcava era o respeito que a população tinha conosco e os aplausos que recebíamos por sermos as autoridades do Território. Hoje está muito diferente, não se tem mais respeito nem com o pai e nem com a mãe”, lembrou.

Após seu último desfile na FAB, seu Monteiro foi para o Vale do Jari trabalhar como marceneiro na empresa Jari Celulose. Lá, construiu sua família e, em 1981, retornou para a capital em busca de emprego. Com tristeza no olhar, um dos ícones da guarda ainda em atividade diz que se sente esquecido.

Seu Monteiro mostra o brasão da guarda. Foto: Rodrigo Indinho

“Todo ano nesse período vou ao Sambódromo e na zona norte desfilar, e me vem aquela recordação nossa desfilando, o que me faz ter mais vontade de desfilar. Esse ano, infelizmente, esqueceram da gente e não desfilaremos hoje no sambódromo, mas se puder irei olhar, se não, ficarei com as boas lembranças que marcam minha memória”, lamentou seu Monteiro.

Desfile de 7 de setembro na FAB, anos 1960. Foto: reprodução/Blog De Rocha

Hoje com pensão vitalícia adquirida em 2009, seu Monteiro juntamente com 6 guardas se revezam em uma sala da antiga instituição, semanalmente, na Fortaleza de São José, repassando diversas informações e esclarecendo vários relatos da época. Ele deixa um recado para os amapaenses.

“Peço que não nos esqueçam, dos que já foram ou de nós que ainda estamos vivos. Fizemos parte e ainda somos a história do nosso querido Amapá. Tenho orgulho de ser daquela época e que as pessoas possam nos visitar na Fortaleza de domingo à domingo para bater um bom papo. E para finalizar digo: mais respeito pelo próximo”, encerrou seu Monteiro.

Foto de capa: Rodrigo Indinho

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!