Amapá tem recorde de pesquisas eleitorais

Em 2016, foram registradas 16 pesquisas
Compartilhamentos

SELES NAFES

A eleição de 2018 no Amapá já entrou para a história como uma das que mais produziu pesquisas de intenção de votos. No total, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP) recebeu 22 registros.

Em 2016, nas eleições municipais, o TRE registrou 13 pesquisas. Em 2014, nas eleições estaduais, foram 16 pesquisas.

Os editais de 2018 foram protocolados entre os dias 11 de agosto e 21 de outubro. As pesquisas foram deferidas pela justiça eleitoral, mas nem todas foram publicadas.

Uma delas, da Mentor, teve a metodologia questionada judicialmente, mas acabou sendo liberada pela justiça para divulgação. Veja quantas pesquisas cada instituto pediu registro no TRE do Amapá. 

Ibope 4

Mentor 6

Doxa 4

Real Time 6

Verita 1

Guimarães 1

Das 22 pesquisas registradas até agora, 9 foram produzidas ainda no primeiro turno, que terminou no dia 7 de outubro. O restante, 13, teve entrada no TRE já no segundo turno, com diferenças entre números.

Enquanto o Ibope deu empate técnico dentro da margem de erro entre Capiberibe (52%) e Waldez (48%), no último dia 19, as mais recentes, Doxa e Mentor, deram Waldez e Capiberibe se alternando na liderança.

A Doxa registrou 5 pontos de vantagem para Waldez, enquanto a Mentor colocou Capi a frente com mais de 7 pontos.

O fato é que a disputa está equilibrada, e a diferença de votos entre o primeiro colocado e o segundo tende a ser uma das menores da história das eleições no Amapá.

Deixe seu comentário
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.