Controlador do Estado assume IEF após ação da PF

O controlador (ao centro, na foto), assume no lugar do ex-diretor presidente, Marcos Tenório, exonerado no mesmo dia da operação
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

O Governo do Amapá decidiu pôr o controlador-geral do Estado do Amapá, Otni Alencar, para gerenciar, interinamente, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) – que foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) no último dia 28 de setembro.

Ele vai exercer, interinamente, a função de diretor presidente do órgão de forma acumulativa com o cargo de controlador. Alencar deve ficar à frente do órgão, no mínimo, até a conclusão do inquérito policial oriundo da Operação Sesmaria, que investiga supostas fraudes no manejo de concessões na Floresta Estadual do Amapá (Flota).

O controlador, que é procurador de carreira do Estado, assume no lugar do ex-diretor presidente, Marcos Tenório, exonerado no mesmo dia da operação. Na ocasião, Otni Alencar informou que os órgãos estaduais de fiscalização já vinham acompanhando, junto com o Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Amapá (MPE), o processo de regularização de florestas no Estado.

Operação Sesmaria

A Operação Sesmaria foi deflagrada pela PF e pelo MPF na manhã da sexta-feira, 28 de setembro, em Macapá. Os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão no IEF e no do Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá (Imap).

Segundo a PF, o suposto esquema de fraude consistia na emissão de licenças ambientais irregulares para facilitar concessões de planos de manejo a interessados em explorar o potencial madeireiro da Flota. Para isso, segundo as investigações, servidores públicos inseriam dados falsos no Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), visando a obtenção de documentos necessários para validar as concessões.

Foto de capa: Rodrigo Indinho/Arquivo SN

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!