Em Brasília, Waldez defende novo pacto entre estados e União

Presidente eleito, Jair Bolsonaro, disse que fara pacto com todos os governadores
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Rediscussão dos critérios de partilha de recursos federais e desburocratização do licenciamento ambiental foram duas propostas defendidas pelo governador Waldez Góes (PDT), durante o Fórum de Governadores com a presença do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).

O encontro ocorreu na última quarta-feira (14), em Brasília, e foi organizado pelos governos de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Além de Bolsonaro, estava no encontro o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes.

A crise financeira dos estados dominou a pauta.

“Hoje, muitas contribuições que a União impõe aos brasileiros fica concentrada nas mãos do governo federal, e não dos Estados e municípios, que é onde as pessoas vivem e onde há necessidade de realizar as políticas públicas. Por isso, precisamos rediscutir esse sistema de partilha”, avaliou o governador do Amapá.

Governadores com o presidente eleito em gesto que simboliza pacto pelo Brasil. Foto: UOL

Outra mudança essencial, segundo ele, é a simplificação e redução dos prazos dos processos de licenciamento ambiental.

“Há uma necessidade de desburocratizar, de fazer investimentos, destravar obras e reduzir o tempo de licenciamento e liberação de obras e projetos. Devemos respeitar o meio ambiente, mas precisamos ter mais celeridade nos procedimentos”, ponderou.

Bolsonaro disse que “algumas medidas são um pouco amargas, mas nós não podemos tangenciar com a possibilidade de nos transformarmos naquilo que a Grécia passou, por exemplo”.

Bolsonaro afirmou que haverá um pacto em favor do Brasil e que isso será negociado com os governadores independentemente de bandeira partidária. Os temas debatidos serão colocados em um documento enviado a Bolsonaro, que prometeu analisar todos os itens.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!