Estudante do AP é 1ª aluna cega em curso da Embaixada Espanhola

Luziane do Amaral é primeira deficiente visual a receber curso ofertado por Ministério da Educação da Espanha
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Cega desde a infância, quando sofreu um acidente doméstico, a acadêmica de Letras, Luziane do Amaral, de 30 anos, é a primeira pessoa com deficiência visual a participar do Curso de Atualização para professores de espanhol, ofertado pelo Ministério da Educação da Espanha no Amapá.

Moradora da Baixada do Ambrósio, em Santana, e já tendo pensado até em desistir da graduação por conta das dificuldades, a aluna cursa o último semestre, na Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

Curso foi realizado durante a semana, na EAP Fotos: Irineu Ribeiro/Secom

Luziane do Amaral, que tem como objetivo se formar e dar aula de braille para deficientes visuais, falou como pretende usar os ensinamentos adquiridos na formação.

“O Braille é uma área carente de professores e, eu pretendo me especializar e, com isso, ajudar outras pessoas que têm a mesma deficiência que eu”, disse a amapaense que pretende usar os conhecimentos de espanhol no Braille.

Para Luziane participar, a comissão organizadora teve que fazer adaptações do material didático, para que ela pudesse acompanhar as aulas. Isto porque, o Ministério da Educação da Espanha, não dispunha de recursos didáticos adaptados, por nunca ter recebido um deficiente visual em nenhum estado do Brasil onde ministra o curso.

“Todo o material foi encaminhado para a Secretaria de Educação do Amapá adaptar para o Braille. Luziane foi recebida com muito entusiasmo por todos os organizadores. Essa ousadia dela abre portas para que outras pessoas com deficiência, se interessem por esse tipo de capacitação”, destacou a assessora técnica Linguística e Pedagógica da Seed, Alcioneide Ramos.

Alcioneide Ramos (Seed): aluna recebeu material adaptado

A sexta edição da capacitação no Estado ocorreu durante a semana e encerrou na sexta-feira (9), e foi organizada pelo governo do Amapá em parceria com a Embaixada da Espanha no Brasil.

As aulas foram ministradas pelo assessor técnico de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, Angel Sanchez.

O Curso de Atualização para professores de espanhol é ministrado em todos os estados brasileiros para apoiar e oferecer formação relacionada ao ensino de espanhol no Brasil.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!