Amapá acende alerta contra o sarampo

A tríplice viral é a vacina que protege da doença
Compartilhamentos

Por DA REDAÇÃO

O Amapá quer intensificar a vacinação em adultos contra o sarampo, que ressurgiu em 2018 na Região Norte. A tríplice viral é a vacina que protege da doença. A imunização já está disponível nas Unidades Básicas de Saúde da capital e do interior.

Segundo a coordenadora de imunização de Macapá, Jorsette Cantuária, no fim do ano passado, foram registrados surtos da doença no Amazonas e em Roraima.

O vírus do sarampo estava erradicado no Brasil há dois anos. Porém, o surgimento de novos casos acendeu o alerta no país. No Amapá, a vacinação foi intensificada em função do Estado estar localizado na região de ressurgimento da doença.

“Aqui [no Amapá] cumprimos a meta da vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde. O Amapá foi o estado que mais vacinou contra o sarampo e a rubéola. Precisamos manter e até mesmo aumentar esse ritmo de imunização”, observou Cantuária.  

Nos demais estados brasileiros, de acordo com alerta emitido pelo Ministério, todas as vacinas do calendário de adultos de 20 a 59 anos estão abaixo da meta de cobertura adequada.

Vacinas recomendadas

O Ministério da Saúde recomenda as seguintes vacinas para adultos:

– Tríplice Viral (Sarampo, caxumba e rubéola) – Se nunca vacinado, são duas doses para quem tem 20 a 29 anos e uma dose para 30 a 49 anos

– DT (Difteria e Tétano) – reforço a cada 10 anos

– Hepatite B – Três doses, de acordo com a situação vacinal

– Febre Amarela – Uma única dose se nunca tiver sido vacinado

Além dessas, a vacina contra gripe Influenza é ofertada todos os anos para os grupos de risco.

Foto: Divulgação

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!