Guarda Municipal coíbe uso de linha cortante de pipas em Macapá

Alguns carretéis foram apreendidos com linhas enceradas. O trabalho teve início na orla de Macapá, com foco nas linhas chilenas
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

A Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) iniciou a operação ‘Pipa sem Cerol – Brincadeira Consciente’, com o objetivo de evitar o uso de linhas enceradas (cortantes), que além pôr em risco a saúde das pessoas, é proibido por lei.

A ação deve se estender até o fim do período de férias e tem como foco principal as linhas chilenas, que têm poder de corte quatro vezes maior do que o cerol, devido à sua mistura química de óxido de alumínio e quartzo moído, que agrava o perigo do uso.

O trabalho teve início no domingo (16), na orla de Macapá, especialmente no entorno da Fortaleza de São José de Macapá, onde o fluxo de crianças e adolescentes é maior para a prática da brincadeira. Alguns carretéis com linhas enceradas foram apreendidos.

A Lei municipal de Macapá n° 1.455/05, chamada Lei do Cerol, proíbe o uso do material cortante em linhas de pipas nos logradouros públicos, pois, em contato com a pele, pode causar profundos cortes, assim como a linha chilena.

Também será fiscalizada, junto com outros órgãos, a venda do material em miniboxes e comércios. As linhas de cerol apreendidas estão sendo armazenadas no Comando Geral da Guarda Municipal. Após o término do verão, o material será incinerado.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!