Policiais são presos por desobediência no interior do Amapá

O sargento e os dois soldados foram trazidos para Macapá e estão presos no quartel do comando geral da PM
Compartilhamentos

Por OLHO DE BOTO

Um sargento e dois soldados, que deveriam estar de plantão no Posto Policial da comunidade de Santa Luzia do Pacuí, a 107 km de Macapá, foram presos por desobediência na noite da última quinta-feira (22). Eles estão detidos no Quartel do Comando Geral da PM, em Macapá, aguardando posicionamento da Justiça Militar.

Os dois soldados teriam deixado o posto de serviço, supostamente, por falta de condições de trabalho no prédio. No momento da detenção, os militares estavam no pelotão da sede distrital de São Joaquim do Pacuí, onde o sargento é lotado, que pertence à mesma Companhia de Santa Luzia, onde os dois soldados eram lotados.

Os três policiais foram conduzidos à Corregedoria da PM, em Macapá. Lá, os soldados alegaram que se deslocaram, em uma viatura da PM, até São Joaquim para tomar banho e fazer higiene pessoal, pois, segundo eles, o prédio onde funciona a base policial em Santa Luzia estaria em condições inadequadas.

Um denunciante que entrou em contato com o Portal SelesNafes.com – e que pediu pra não ser identificado – corroborou com a versão dos militares presos. Ele afirmou que posto da PM em Santa Luzia é um ambiente inadequado para permanência constante dos profissionais de segurança.

“É um local insalubre, sem nenhuma condição para os militares desempenharem suas atividades, sendo que, eles convivem com a constante falta de água e de energia e em meio a fezes de morcego, colocando a saúde em risco”, relatou o denunciante.

Imagem que circulou nas redes sociais…

… mostra interior da unidade deteriorada

O comandante da Polícia Militar do Amapá, coronel Paulo Matias, confirmou a prisão dois três policiais. Ele explicou que foram os dois soldados que se deslocaram a São Joaquim e ambos deveriam estar em Santa Luzia, mas estavam tirando serviço em São Joaquim, o que caracterizou negligência do sargento de São Joaquim.

O coronel Matias disse ao Portal SN neste sábado (24) que, recentemente, a comunidade se reuniu para fazer reparos no posto policial, com pintura e vedação com alvenaria para impedir a entrada de morcegos.

Esta semana, ele foi pessoalmente ao local conferir as condições do posto, e determinou o retorno dos policiais para Santa Luzia do Pacuí.

Matias: “Alguns policiais não querem ir para lá porque acham distante. Mas não tem que ser melhor para eles, tem que ser melhor para a comunidade”. Foto: Ascom/GEA

“Determinei que retornassem para lá porque já havia condições para permanecerem lá, graças à ajuda da comunidade. Tem camas, TV… A base virou uma das melhores casas da localidade e convido a equipe de vocês a ir com a gente fotografar o prédio. (…) Essas fotos que estão circulando são de antes da reforma”, comentou.

Ele se referia à imagens que ganharam grupos de aplicativos de celular que mostram condições precárias da unidade.

Fezes de morcego estariam perturbando o serviço na unidade de Santa Luzia

“O sargento de São Joaquim também foi preso porque deveria ter dado a ordem para eles retornarem à Santa Luzia, mas foi negligente. Alguns policiais não querem ir para lá porque acham distante. Mas não tem que ser melhor para eles, tem que ser melhor para a comunidade”, acrescentou.

Na mesma semana que houve a limpeza e pintura do posto, Paulo Matias informou que enviou o Batalhão de Operações Especiais (Bope) para Santa Luzia porque a comunidade se queixava de alguns crimes. Na ocasião, um bandido que estava foragido havia mais de seis meses foi preso.

Segundo o comandante Matias, os três policiais serão ouvidos neste sábado, em Vara Militar durante audiência de custódia.

Foto de capa: Arquivo/SN

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!