Amapá prepara campanha contra o sarampo

Primeira mobilização é para crianças de 6 meses a menores de 5 anos; prefeituras receberam 76,3 mil doses da vacina trivalente.
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

Está pronto o cronograma de vacinação da campanha contra o sarampo em 2019. A vacinação ocorrerá de 7 a 25 de outubro para crianças de 6 meses a menores de cinco anos.

Para este grupo, o Dia D de Mobilização será no dia 19 de outubro. De 18 a 30 de novembro, a imunização será ofertada a pessoas de 20 a 29 anos de idade. No dia 30, será o Dia D para essa faixa etária.

Na quarta-feira (25) representantes das equipes de imunização dos 16 municípios receberam orientações para o trabalho de aplicação das doses da vacina trivalente e de preparação das unidades de saúde para a campanha. O evento ocorreu no auditório da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), em Macapá.

Vacinação em crianças de 6 meses a menores de 5 anos ocorrerá de 7 a 25 de outubro. Fotos: Ascom/GEA

A expectativa é que a campanha alcance a meta de cobertura vacinal que é de 95%. O Estado disponibilizou às prefeituras 76.320 doses da vacina trivalente.

O superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia, diz que a maior preocupação do Amapá é com o ressurgimento do sarampo no vizinho estado do Pará, onde 60 casos já foram confirmados.

“O ressurgimento do sarampo está ligado a fatores como um certo relaxamento da população após a erradicação da doença no país nas últimas décadas e, sobretudo, a uma campanha massiva de desinformação de um movimento anti-vacina que leva equivocadamente famílias a não imunizarem suas crianças. Queremos reverter isso”, frisa Malafaia.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!