Sarampo: Amapá se prepara para identificar casos

Estado está há duas décadas sem casos confirmados da doença, mas vacinação será reforçada por conta de surto no sudeste do país. Foto ilustrativa
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Nesta quinta-feira (19), servidores técnicos das redes de atenção básica e da vigilância em saúde de várias prefeituras e do Estado do Amapá iniciaram treinamento e capacitação na identificação e primeiros cuidados com o sarampo.

As oficinas durarão dois dias e estão ocorrendo no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), no centro de Macapá, e estão sendo promovidas pela Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado (SVS).

Capacitação é ofertada para profissionais de saúde dos municípios. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

João Farias: preparar funcionários de UBSs para a identificação

O objetivo é manter o Amapá livre de ocorrências e de surto de sarampo, que há duas décadas não tem nenhum caso confirmado.

“Estamos fazendo uma oficina para os servidores da saúde, da vigilância, imunização e atenção básica dos municípios do estado e o objetivo é preparar os profissionais da rede de vigilância, da atenção básica para saber como lidar diante de casos suspeitos de sarampo quando atenderem em seus municípios, esse é nosso objetivo maior”, declarou João Farias, responsável na SVS pela vigilância epidemiológica de doenças de transmissão respiratória, como o Sarampo.

População deve ficar atenta

O sarampo tem sintomas que podem muito facilmente ser confundidos com sintomas de outras doenças e é considerado altamente contagioso, pois pode ser transmitido por tosse, espirros ou até mesmo pela fala.

Sintomas apresentados em exposição

Tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta, febre e irritação na pele com manchas vermelhas são os principais sintomas do sarampo. Como pode ser confundido até com uma gripe, a recomendação é sempre buscar auxílio médico.

Em julho, o atual surto de sarampo no Brasil estava confirmado em 11 estados, e agora neste mês de setembro já são 16 os estados que têm ocorrência da doença. A situação já gerou, inclusive, uma campanha de intensificação de vacinação em todas as crianças até 01 ano de idade em todo o Brasil.

“Os últimos casos que confirmamos no Amapá foram em 1999 e não queremos integrar o atual quadro de estados com sarampo. Cerca de 97% dos casos estão localizados no Estado de São Paulo, o sudeste é o principal atingido. Os outros 3% estão divididos entre os outros 15 estados. A nossa vigilância, esse tipo de oficinas e treinamentos são o melhor caminho para continuarmos livre de sarampo e para que estejamos preparados caso ele ocorra”, finalizou João Farias.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!