“Troque seu preconceito por amor e respeito”, dizem pais em desfile da Apae

Atividade cívica fez alusão ao mês de Independência e percorreu ruas do bairro Pacoval
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Cerca de 500 alunos, pais, professores e convidados participaram de uma demonstração de cidadania e civismo em comemoração ao mês da Independência do Brasil, na manhã desta sexta-feira (27). O desfile cívico foi organizado pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de Macapá.

Com faixas e cartazes, quatro pelotões defenderam a temática da inclusão social e do protagonismo da família e da pessoa com deficiência na implementação de políticas públicas. O desfile cívico iniciou em frente ao prédio da Apae, seguiu pelas ruas e avenidas São Paulo, Piauí, Guanabara e retornou até a escola.

Alunos e famílias…

 

… levam mensagem de civismo, inclusão…

 

… e amor. Fotos: Rodrigo Índio/SN

Entre os participantes estava o casal Luzia Gomes e Tiago Vicente, pais da pequena Ana Laura, de apenas 1 ano de vida (foto de capa) que nasceu com síndrome de down. Foi a primeira vez que eles participaram de um evento de inclusão com a filha. Emocionados pediram igualdade.

“É inexplicável o sentimento que temos por ela, é nossa vida. Agora imagine você amar sua filha e ela receber preconceito da sociedade, falam em inclusão, mas ainda enfrentamos muitos obstáculos, estamos aqui lutando por isso. Troque seu preconceito por amor e respeito a essas pessoas especiais, elas também precisam dessa independência”, opinou o casal.

Rubeval Costa Luz e a filha, Andressa da Silva Luz: por mais inclusão

Já Rubeval Costa Luz, pai de Andressa da Silva Luz, de 5 anos, diz que é segunda vez que ele participa com a filha, que também é down. O autônomo afirma que a menina fica ansiosa por momentos como esses.

“Ela se sente valorizada, aqui ninguém olha torto para ela como em alguns lugares e eu como pai queria também que a população entendesse essas mensagens que cada um traz aqui. Eles são seres humanos, são nosso bem precioso, queremos mais inclusão para eles porque são nossa vida”, disse.

A Apae atende no AP cerca de 1 mil alunos em 5 municípios

 

Banda da PM animou a caminhada

Atualmente, a Apae atende mais de 1 mil alunos especiais em 5 municípios do Amapá. A vice-diretora da associação, Maria de Fátima Lopes, que acompanhou a filha Fatiane durante o percurso, enfatizou a principal proposta do desfile.

“A Apae quer conscientizar nossos alunos da importância do marco histórico que foi 7 de setembro. Todas as vezes realizamos nosso desfile no final do mês. Nesse ano abordamos a valorização da vida no trânsito e principalmente da inclusão social num modo geral”, destacou.

Maria de Fátima Lopes, diretora da Apae, e a filha Fatiane

 

Famílias marcaram presença

A programação contou ainda com a participação da Banda de Música da Polícia Militar do Amapá (CBM/AP), do Departamento de Educação no Trânsito da CTMac e da Guarda Municipal de Macapá.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!