Proximidade das festas de fim de ano acende alerta sobre álcool e direção

No cruzamento da Rua Cândido Mendes com a Avenida Padre Júlio, no Centro de Macapá, CTMac promoveu ação para conscientizar condutores
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

O mês dezembro é bastante associado a confraternizações e reuniões com a família e amigos. Mas esse período também comporta um risco: álcool e direção. Por isso, a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) iniciou nesta sexta-feira (20) a campanha boas festas.

O objetivo é alertar os motoristas quanto aos riscos de ingerir bebida alcoólica, uso do celular, cinto de segurança e capacete ao dirigir.

Ação de caráter educativo ocorreu em cruzamento, no Centro de Macapá. Fotos: Rodrigo Índio/SN

Uma equipe de arte-educadores do Departamento de Educação no Trânsito e agentes da CTMac fizeram uma interferência cênica, no cruzamento da Rua Cândido Mendes com a Avenida Padre Júlio, no Centro da capital. Motoristas, motociclistas e pedestres, foram abordados na ação.

Em uma das abordagens, o autônomo Ramison Rodrigues Lobato, de 30 anos, estava sem o cinto de segurança. Ele foi orientado, e nesse primeiro momento não foi multado.

Ramison Rodrigues Lobato: em uma distração, esqueceu o cinto

“Foi um vacilo meu, saí ali de um cruzamento para o outro e não coloquei o cinto por pressa. Pior que nesses segundos que acontecem os acidentes. Agradeço pela orientação e ficarei mais atento. Essas ações são importantes para conscientizar o povo que também toma todas no final de ano”, avaliou.

Condutor recebe orientações após ser pego sem o cinto

Dirigir embriagado é classificado como infração gravíssima, com instauração de processo administrativo para a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por 12 meses, além de multa no valor de R$ 2.934,70. Se houver reincidência no período de um ano, o valor é dobrado e a CNH é cassada.

“Vamos trabalhar em conjunto com outros órgãos para fiscalizar infrações neste período. A ação agora é preventiva, depois repressiva. Então pedimos consciência para não termos nenhum tipo de incidente”, disse o diretor presidente da CTMac, André Lima.

Presidente da CTMac, André Lima: pedido que condutores sejam prudentes

Os casos de acidentes de trânsito em 2019 já são maiores que em 2018. No ano passado foram 1.936 acidentes de janeiro a novembro. Já este ano, no mesmo período já são 1.972 casos. Em dezembro de 2018 foram 36 casos de acidentes, um com vítima fatal.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!