No Congós, moradores vendem rifa para construir biblioteca infantil

Mobilização tem o objetivo de aproximar crianças do mundo da literatura
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P.COSTA

Moradores do bairro Congós, zona sul de Macapá, estão organizando campanhas financeiras de doações e rifas para transformarem um espaço ocioso em uma biblioteca para crianças.

A ideia, que já está sendo colocada em prática, é fazer do espaço debaixo de uma das arquibancadas da Arena dos Congós em um espaço infantil, onde as crianças possam ter contato com o mundo da literatura e se sentirem acolhidas.

Para isso, os vizinhos estão realizando uma ação entre amigos, onde conseguiram uma bicicleta para rifar e também estão pedindo ajuda com doações. Eles precisam de cimento, madeira e estofados similares aos de tatame. As rifas custam apenas R$ 2,50.

Movimento conseguiu doação de bicicleta para realizar a rifa. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

Tayla dos Santos Moreira, de 7 anos, diz que já sabe escrever, mas ainda não lê muito bem. Na sua casa, ela diz que tem um livro de história que a professora lhe deu. Seu contato com livros é muito pequeno, portanto, e ela acha que seria uma boa ideia a construção do espaço.

“Não sei ler tudo ainda, mas acho que seria bom ter livros pra gente”, afirmou a estudante do primeiro ano do ensino fundamental.

A pequena Tayla dos Santos Moreira: aprendendo a ler

 

Ideia é montar espaço embaixo de arquibancada de arena

Hoane Vitória de Souza Magalhães (foto de capa da matéria) tem 10 anos e está na 5ª série do ensino fundamental. Ela afirma que lê bem e que gosta da atividade, mas não tem nenhum livro em casa. Perguntada se prefere um livro ou o celular, ela responde que os dois são bons, e pede ajuda da comunidade.

“Peço para comprarem a rifa, para fazer nosso espaço. Quem puder doar alguma coisa também, estamos precisando”, pediu a garota.

Crianças buscam apoio à campanha

A professora aposentada Zenade Picanço, vizinha à arena e uma das incentivadoras da ideia, deixa um recado sobre a importância da ação.

“É de suma importância. O espaço é desaproveitado e podemos transformá-lo em um espaço para as crianças terem contato com o mundo da literatura. Aliás, não só as crianças, pessoas de qualquer idade podem ser motivadas pelo projeto. Então, é fundamental a ação que está sendo feita e o apoio que estamos pedindo”, finalizou a professora.

Professora Zenade Picanço: biblioteca ajudará comunidade

A venda das rifas, recolhimento de doações como livros usados e os itens para a construção que já se iniciou podem ser feitas entrando em contato com Nildo Costa, coordenador do grupo “Congós 100% Paz”, através do telefone (96) 99190-3135.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!