2ª noite de desfiles: 4 das 5 escolas têm problemas na avenida

Carro de uma agremiação chegou a ter princípio de incêndio. Em outro caso, rainha da bateria entrou quando a bateria já estava no meio da avenida
Compartilhamentos

Por MARIA MEDEIROS

A 2 ª noite do desfile oficial das escolas de samba 2020 em Macapá foi conturbado para a maioria das agremiações. No sábado (22), quatro das cinco escolas que passaram pela passarela do samba apresentaram problemas com carros abre-alas, comissão de frente e organização. O desfile teve um pequeno atraso de 20 minutos.

Embaixada do Samba

Abrindo a noite na avenida às 22h20 com o grupo de acesso, a Associação Cultural Embaixada de Samba Cidade de Macapá entrou na passarela com alguns problemas que podem prejudicar a nota da associação.

A rainha de bateria estava se arrumando na concentração, quando o tempo já estava contando para a escola. Nervosa, a rainha começou a chorar, mas depois correu para chegar até a bateria que já estava no meio da passarela. A direção do carro abre-alas da associação quebrou e passou pela avenida sendo rebocado por um carro muck.

Embaixada foi primeira escola na segunda noite de desfile. Fotos: Maria Medeiros

Rainha da bateira sendo vestida na concentração

A musa Tayná Menezes acompanhou a bateria até o meio da avenida

O problema mais grave foi com a comissão de frente improvisada que não evoluiu, pois a que tinha ensaiado não havia sido paga e não entrou na avenida. Mesmo com as dificuldades, as cores azul, branco e rosa da escola levaram para o meio do mundo o enredo: “Mazagão: A fantástica batalha de fé do povo que atravessou o mar”, que contou com 10 alas, alegorias, uma bateria com 120 ritmistas, 2 casais de mestre-sala e porta-bandeira, uma ala das baianas com 25 componentes, totalizando 801 brincantes.

Na avenida…

… escola homenageou festividade de Mazagão

Comissão de frente que não evoluiu

Alegoria desfilou sendo rebocada

Escola levou cerca de 800 brincantes

Império da Zona Norte
A Escola De Samba Império da Zona Norte, foi a segunda desfilar pelo grupo de acesso. A agremiação entrou na avenida às 23h45, levando o enredo “Meu jeito tucuju”. E logo após o carro abre alas errou em conduzir uma ala quando, na verdade, era para a bateria seguir atrás. A diretoria da escola percebeu o erro, recuou os brincantes e liberou espaço para a bateria. Mesmo assim, o erro deve retirar pontos da agremiação.

Um dos carro da Império Zona Norte

Escola adiantou uma das alas, o que deve levar a perder pontos

Samba enredo abordou temática regional

A escola continuou o desfile falando sobre a imponente Águia da Império alçando voos por terras tucujus, destacou em alas o jeito tucuju e homenageou os poetas Joãozinho Gomes e Val Milhomen. Ao todo, 700 brincantes desfilaram em 1h13 de passarela.

Poetas Joãozinho Gomes (direita) e Val Milhomen (esquerda): homenageados

Bateria passa após erro

Unidos do Buritizal

A 1h10 da madrugada, o Grêmio Recreativo e Cultural Academia de Samba Unidos do Buritizal entrou na avenida falando sobre a intolerância religiosa com o enredo: “A fé nossa de cada dia: os caminhos são muitos, mas o ponto de chegada é um só!”.

Unidos do Buritizal levou mensagem contra a intolerância religiosa

 

Segundos antes do princípio de incêndio

A escola foi a primeira da noite pelo grupo especial e trouxe muito glamour nas alegorias e alas. Mas o brilho foi interrompido logo no primeiro carro abre alas, que tinha um fogo de artifício que acabou provocando um principio de incêndio. O Corpo de Bombeiros agiu rápido, já que estava bem ao lado, e a escola pode seguir.

Religião inspirou alas

E também a bateria

As religiões foram a inspiração para as alas e carros alegóricos e apesar de uma mulher da ala das baianas ter caído e sido socorrida pela diretoria da agremiação, a escola passou com 1.066 brincantes em mais de 10 alas desfilando durante 1h14 minutos.

Maracatu da Favela

Às 3h10 entrou na avenida o tradicional Grêmio Recreativo Escola de Samba Maracatu da Favela, trazendo o enredo “Solo fértil de imensos tesouros que brilham como fogo no extremo norte do Brasil”. A agremiação destacou nas alegorias a biodiversidade e suas riquezas minerais, senhoras mães-da-vida, o eldorado verde, o cheiro das matas, riquezas aquáticas e a fé e joias da favela.

Destaques em carro alegórico da Maracatu

Carro abre-alas que não saiu

Comissão de frente

Quase no fim do desfile da agremiação, um carro abre alas teve a direção quebrada e não pode entrar na passarela. A alegoria foi rebocada para fora da avenida. Mesmo com os contratempos, a escola desfilou com 1.200 brincantes em 1h10.

Natureza abordada no figurino da bateria…

… e nos carros alegóricos

Piratas da Batucada

O Piratas da Batucada entrou na passarela do samba às 5h, trazendo o enredo “Viagem à Terra do Nunca”. O samba era um convite para o espectador fechar os olhos, entrar nas páginas dos livros e viajar na imaginação. O cenário é do clássico infantil Peter Pan que dividiu a escola em quatro setores: “Nunca Deixar”, “Nunca Existir”, “Nunca Faltar” e “Nunca Acabar”.

Piratas da Batucada foi última escola a desfilar

Escola levou mais de 1 mil à avenida

A escola foi a única que não apresentou grandes problemas. Desfilou com mais de mil brincantes, sendo três casais de mestre-sala e porta-bandeira, três carros, um tripé, nove alas comerciais, cada uma com 60 componentes, ala das baianas, bateria com 150 integrantes e vinte destaques. O desfile já encerrou volta de 6h20 da manhã.

Desfile da Piratas teve início às 5h

Escola foi única sem grandes problemas na apresentação

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!