Com ‘dezembro gordo’, Amapá fechou 2019 em 1º lugar nas vendas no varejo

O volume de vendas referente às festividades de fim de ano ajudaram bastante, sobretudo no comércio da capital, Macapá.
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

O crescimento de 2,9% em dezembro de 2019 nas vendas no varejo elevou o Amapá para ao 1º lugar no ranking nacional do segmento, entre os estados, apontou estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). VEJA A PESQUISA

Além do melhor desempenho do Brasil, o estado amapaense contabilizou a terceira taxa positiva consecutiva em dezembro. O volume de vendas referente às festividades de fim de ano ajudaram bastante, sobretudo no comércio da capital, Macapá.

O estudo mensal de comércio levou em consideração atividades de veículos, motos, peças e material de construção. Segundo o levantamento, dez meses do ano passado apresentaram resultados positivos para o comércio varejista. Apenas junho (-2,6%) e setembro (-1,6%) tiveram resultados negativos.

O varejo registrou ainda aumento considerável nos últimos 12 meses, tendo passado de 12,8% em novembro para 16,6% em dezembro, sendo, assim, o primeiro no ranking de estados brasileiros.

Assim, o varejo ampliado acumulou alta de 21,5% em 2019, frente a igual período de 2018, repetindo assim o melhor desempenho entre os estados.

Comparada a dezembro de 2018, a variação das vendas do comércio varejista nacional em 2019 registrou aumento de 2,6%, e os resultados foram positivos em 18 estados, com destaque para o Amapá (38,7%), Paraíba (10,0%) e Tocantins (8,5%).

Em relação ao mesmo período, o comércio varejista ampliado cresceu 4,1%, com predomínio de resultados positivos em 21 estados. O Amapá marcou 44,0%, frente a Tocantins (14,8%) e Santa Catarina (11,2%), Sergipe (-4,9%), Piauí (-1,5%) e Rondônia (-1,1%).

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!