Enem: jovem não desanima e diz que estudará até conseguir aprovação

Estudante de Macapá, Ruan Vitor Nascimento Palheta tem 18 anos e em 2019 tentou o Exame pela quarta vez consecutiva, sem sucesso. Seu sonho é estudar marketing ou psicologia.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Geralmente nos períodos em que saem os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cursinhos, escolas, imprensa e a sociedade em geral contam e notabilizam somente os casos de sucesso e superação – muito merecidos de serem lembrados.

Entretanto, há milhares de jovens que ficam de fora da tão sonhada vaga em uma universidade pública, afinal de contas, há mais concorrentes que vagas disponíveis.

O Portal SelesNafes.com conversou com um estudante da periferia de Macapá, aluno de cursinho popular gratuito, que se encaixa e simboliza essa parcela de jovens que ainda não obtiveram o sucesso desejado.

Ruan Vitor Nascimento Palheta tem 18 anos é um deles. Em 2019, tentou o Enem pela quarta vez consecutiva. Seu sonho é estudar marketing na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ou psicologia, curso que recentemente começou a ser ofertado na Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Estudante se juntou a outros jovens que comemoravam aprovação de colega

Ele mora no bairro Murici, na Fazendinha, distrito distante 12 km de Macapá, onde divide a casa com mais dois irmãos, a mãe e o padrasto. Se entrar em universidade pública, será o primeiro da sua família a conseguir o feito.

O jovem fez o ensino médio na Escola Estadual José do Patrocínio, localizada na comunidade onde mora.

“Sempre foi a redação meu maior problema. Gosto de matemática, me saio bem nas humanas, mas a redação tem sido um problema”, afirmou o garoto.

Quando perguntado sobre o que acha da competição de estudantes de escolas públicas e particulares, foi taxativo.

“A competição é grande e para quem vem da escola pública, com certeza, o esforço tem que ser maior do que quem teve um estudo mais forte a vida escolar inteira”, ponderou o rapaz.

Fazendo bicos na área do marketing durante todo o ano de 2019, essa será a mesma dinâmica da sua vida em 2020: trabalhando e estudando.

Ele pretende seguir estudando no cursinho popular “Superação”, que oferta aulas de algumas disciplinas, gratuitamente, nas dependências da Escola Estadual José do Patrocínio.

Ruan Vitor: “Eu vou seguir e continuar até conseguir”

Por coincidência, enquanto a reportagem entrevistava Ruan Vitor, um grupo de estudantes e a professora Deise Cristina (foto de capa), idealizadora do cursinho, comemoravam a aprovação de uma aluna com um banho no Rio Amazonas, na Prainha da Fazendinha.

A cena só serviu para motivar o estudante ainda mais. Às pessoas em situação parecida, Ruan falou:

“Só sigam. Vamos em frente. Façam o seu melhor! Eu vou seguir e continuar até conseguir”, concluiu o estudante.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!