Amapá tem o 3º caso confirmado de coronavírus

A paciente te 31 anos, e ainda não foi possível saber o estado clínico dela. SVS alertou para possíveis sub-notificações
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O governo do Amapá confirmou, na noite desta sexta-feira (27), o 3º caso diagnosticado de coronavírus no Estado. A paciente é de Macapá, e tem 31 anos.

“Ainda não é possível saber o estado clínico dela porque acabamos de ser informados pelo Instituto Evandro Chagas (PA)”, explicou por volta das 19h30min o superintendente de Vigilância em Saúde, Dorinaldo Malafaia.

Como a informação é muito nova, as autoridades epidemiológicas também não tiveram tempo de levantar outras informações, como por exemplo, se a paciente viajou ou foi contaminada no Amapá, a chamada “transmissão comunitária”.

“Será um trabalho de investigação. Vamos procurar saber se ela teve contato com os dois primeiros casos. A transmissibilidade é muito rápida e exponencial”, acrescentou o superintendente.

Sub-notificações  

O primeiro caso de coronavirus foi confirmado no dia 20 de março, e o segundo cinco dias depois. Neste caso, no entanto, as autoridades foram avisadas diretamente pelo paciente, o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), desembargador João Guilherme Lages.

“Neste caso soubemos por ele. Não fomos avisados pelo laboratório privado que realizou o exame dele. Podemos estar vivendo uma situação de sub-notificações”, alertou Malafaia.  

Presidente do Tjap, João Guilherme Lages, informou às autoridades que contraiu a doença. Foto: Seles Nafes

Hoje (27), o Ministério Público do Estado e a Defensoria Pública do Estado (DPE) expediram uma recomendação conjunta para que todos os profissionais de saúde da rede pública e privada informem obrigatoriamente as autoridades epidemiológicas sobre casos suspeitos e confirmados do covid-19.

A partir da próxima segunda-feira (30), o Laboratório Central do Estado (Lacen) vai começar a realizar os exames de casos suspeitos do Amapá. O Lacen recebeu hoje o credenciamento do Ministério da Saúde, mas a ideia é continuar contando também com o apoio do Evandro Chagas. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!