Após perder 48 kg na prisão, empresário ganha domiciliar

Elton Lira está preso num presídio de Belém, estaria com vômito e diarreia persistentes, necessitando de ajuda de outros presos
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O empresário acusado de enganar fundos municipais de previdência do Pará e do Amapá, Elton Félix Lira, vai cumprir prisão preventiva em casa. A defesa alegou que ele perdeu 48 kg na prisão, e que está com a saúde extremamente fragilizada.

Elton Lira está preso desde abril de 2018 num presídio na região metropolitana de Belém, acusado de crimes contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro, corrupção e organização criminosa.

A defesa alegou que ele estava com diarreia e vômito persistentes, e necessitando de “ajuda dos outros presos para realizar as necessidades humanas básicas de higiene e deslocamento nas dependências da unidade penitenciária”.

O juiz Antônio Carlos Almeida Campelo, da 4ª Vara Federal do Pará, decidiu que ele poderá aguardar o julgamento em casa, desde que use tornozeleira eletrônica, entre outras medidas cautelares.  

De acordo com a polícia do Pará, Elton Lira usava as empresas Êxito Consultoria, Êxito Assessoria e a Êxito Previdência para se relacionar com prefeituras do interior. Ele prometia aplicar recursos dos fundos municipais de previdência no mercado de ações prometendo alta rentabilidade.

No entanto, segundo as investigações, o dinheiro não era aplicado e nem as empresas dele tinham permissão do governo federal para operar no mercado financeiro.

Elton foi preso a primeira vez em 2017

Em outro processo no Amapá, Sanprev tenta recuperar dinheiro investido. Fotos: Arquivo SN

No Amapá, onde também se apresentava como empresário do mercado de valores, Elton Lira fez o mesmo contrato com a Sanprev, que gerencia o fundo de previdência dos servidores de Santana. Neste caso, o rombo foi quase R$ 1 milhão. A Sanprev tenta recuperar o dinheiro na justiça.

Para não perder a prisão domiciliar, Elton Lira precisará comparecer em todos os atos do processo que corre no Pará e não poderá se ausentar de Belém sem autorização da justiça. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!