Em 24h, Amapá registra mais 13 casos suspeitos

Estado e Município tem diferença de um caso em notificações. Casos totalizam, no máximo, 64, no comparativo.
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e a prefeitura de Macapá confirmaram no início da tarde desta quinta-feira (19) que pelo menos mais 13 novos casos suspeitos de coronavírus estão sendo acompanhados no Amapá. Como ontem (18) eram 50, isso quer dizer que os novos casos foram notificados nas últimas 24h. O município notificou um caso a mais que o Estado.

Com isso, sobe para 64 o número de casos suspeitos, no comparativo, e até agora sem nenhuma confirmação. Apenas ontem (18), uma semana depois do primeiro caso suspeito ter sido notificado, é que as amostras coletadas foram enviadas pelo governo do Amapá ao Instituto Evandro Chagas (PA).

A SVS responsabilizou o Ministério da Saúde por não ter enviado as amostras, conforme havia sido acordado pelo próprio governo federal com os estados logo no início da crise.

O Estado assumiu o envio as amostras, e deve anunciar ainda hoje a contratação de um laboratório privado para realizar até 20 exames por dia, enquanto o Laboratório Central do Estado (Lacen) está sendo preparado para realizar as testagens.

Laboratório privado deve ser anunciado pelo GEA ainda hoje. Foto: Secom

Dos 63 casos suspeitos, 62 foram registrados em Macapá, sendo dois casos de moradores de Santana atendidos na UBS Lélio Silva, em Macapá. Há outro caso suspeito em Laranjal do Jari, no Sul do Amapá.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!