Covid-19: 50 profissionais estão com vírus; gestores municipais foram confirmados

São servidores de Macapá que estavam no atendimento direto à população nas áreas da Saúde, Guarda Municipal, Assistência Social e fiscalização.
Compartilhamentos

Atualizada às 12h37

Profissionais Prefeitura de Macapá, a maioria da linha de frente contra a Covid-19, passaram a compor a estatística de casos confirmados de coronavírus na capital do Amapá.

Até a última sexta-feira (24), 50 servidores que estavam no atendimento direto à população foram diagnosticados com a doença, segundo a Vigilância Epidemiológica de Macapá. Eles são funcionários da Saúde, Guarda Municipal, Assistência Social e fiscalização. Outros 21 profissionais dessas áreas estão com suspeita de Coronavírus.

Os casos confirmados incluem médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, guardas, assistente social e secretários. Estão confirmados com a doença 47 servidores da Saúde, sendo 17 do sexo masculino e 30 do sexo feminino; 2 da Guarda Municipal e 1 caso na Assistência Social.

Dentre os servidores infectados e curados estão o secretário de Saúde, Eldren Lage, e a ex-secretária de Saúde e assessora técnica, Silvana Vedovelli.

Como estão na linha de frente e tiveram contado com um paciente infectado, os mesmos realizaram o teste rápido no dia 22 de abril apresentando IGM negativo e IGG positivo, o que caracteriza infecção tardia, podendo-se afirmar, então, que já tiveram contato com o vírus sem ter desenvolvido a doença e de forma assintomática.

Silvana Vedovelli, ex-secretária de Saúde de Macapá, foi confirmada com a doença também. Foto: Arquivo/SN

Segundo a prefeitura, desde o início da epidemia, os gestores vêm mantendo o distanciamento entre as pessoas no trabalho, utilização de máscaras, higienização frequentemente das mãos, janelas abertas e ambientes limpos e arejados, e, mesmo assintomáticos, mantêm os mesmos cuidados.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Charles Rui Secco, foi afastado e internado, desde o início da semana, com todos os sintomas característicos do Covid-19, como febre, tosse e falta de ar. Os resultados dos testes rápido e o de escarro (PCR) deram negativos no sábado (25) negativo.

No entanto, na manhã desta segunda-feira (27), um novo exame no comandante da guarda atestou positivo, segundo a Assessoria de Comunicação da prefeitura informou ao Portal SelesNafes.com. O comandante está internado em um hospital particular, na Unidade de Terapia Intensiva.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!