“Vans-farmácia” distribuem 250 mil medicamentos para covid em Macapá

A entrega de medicamentos é feita nas vans que ficam estacionadas em frente das UBS destinadas à atender pacientes da covid-19.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

A Prefeitura Municipal de Macapá reforçou a entrega de medicamentos para a população através de duas vans cedidas pela Guarda Civil de Macapá para ficarem na frente das Unidades Básicas de Saúde (UBS) destinadas à atender pacientes da covid-19.

A ideia é agilizar o atendimento, diminuir o tempo de espera e evitar que as pessoas tenham contato e fiquem próximas entre si, reduzindo a possibilidade de transmissão do vírus.

Vans-farmácia ficam estacionadas em frente das UBS destinadas à atender pacientes da covid-19

As vans são mobiliadas, tem refrigeração e irão ficar na frente do Lélio Silva, no Bairro Novo Buritizal, zona sul, e no Marabaixo, zona oeste da capital.

“São duas unidades para facilitar àqueles pacientes que não vão para serem atendidos nas unidades, só vão em busca do medicamento. Para isso, a pessoa precisa estar com a receita original e um documento de identificação com foto para retirar o medicamento”, explicou Silvana Vedovelli, coordenadora do comitê municipal de enfrentamento à covid-19.

Basta levar receita e identidade para pegar os medicamentos

250 mil comprimidos

Silvana também falou sobre a alta procura por medicamentos, especialmente dos que fazem parte da sugestão elaborada pelo comitê médico estadual de enfrentamento à covid-19.

“A azitromicina nós já fizemos o uso de 130 mil comprimidos, nesses 30 primeiros dias da medicação pela sugestão terapêutica. A ivermectina, 119 mil comprimidos. Já compramos mais 300 mil azitromicinas e 180 ivermectinas, que estamos aguardando parte desses medicamentos para entrega, no prazo de 10 dias” complementou Vedovelli.

Ainda tem disponíveis 170 mil azitromicinas e 180 mil ivermectinas, além de outras medicações usadas na recuperação de pacientes de covid-19

Sobre a cloroquina, que também está sendo distribuída, além da receita original e do documento de identificação, o paciente tem que levar o termo de consentimento, assinado por ele e pelo médico.

Fotos: Ascom/PMM

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!