Medidas evitaram 1,8 mil mortes no Amapá; casos começam a estabilizar

Dados divulgados pelo governo mostram desaceleram dos casos
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), disse numa live no Facebook, na noite da última segunda-feira (15), que as medidas de isolamento evitaram 1,8 mil e estão gerando a estabilização dos casos com forte tendência de decréscimo. A afirmação foi feita com base em estudos.   

De acordo com o secretário de Saúde do Amapá, Juan Mendes, que também participou da transmissão, números demostram avanço positivo em 87 dias de luta contra a pandemia. Por exemplo, a taxa de letalidade de transmissão de pessoa para pessoa está em 1.25. Há algumas semanas, uma pessoa contaminava até outras 3. 

“Isso quer dizer que quando chegar em 1 ou menos de 1 estaremos entrando na estabilização com forte queda”, explicou o secretário.

“O vírus continua desafiando a todos nós, por isso requer medidas atentas, seguras e controladas para que a gente não perca o que conquistamos. Temos redução dos casos, óbitos e taxa de transmissão viral. Precisamos trazer essa taxa para abaixo de 1, que daria uma tranquilidade enorme”, acrescentou o governador.

“Hoje, a maioria dos infectados está nos demais municípios. A pandemia se interiorizou e chegou às aldeias e comunidades rurais”, alertou.

Gráfico mostra taxas de isolamento durante o lockdown

A taxa de letalidade também caiu para 1,96%. No Rio de Janeiro, a quantidade de mortes para cada 1 milhão de habitantes é de 11% do total de casos.

O governador também avaliou o lockdown alcançou os resultados esperados. No dia 24 de maio, o isolamento chegou a 60% e no dia 2 de junho baixou para 48%, número ainda bem alto perto de datas anteriores.

Também foram divulgados dados que demonstram a capacidade de internação de pacientes mais graves. Atualmente, 62% dos leitos de UTI estão ocupados. Já os leitos clínicos tem 53,2% de ocupação.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!