Com queda de 56,25% no estoque, Hemoap convoca doadores

Doações podem ser agendadas pela internet e serem feitas na sede do instituto, no Centro de Macapá.
Compartilhamentos

Com uma queda de 56,25% no estoque no mês de julho, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) precisa de doadores.

Desde o início da pandemia o Hemoap não registrava uma redução tão expressiva no número de doadores. No mês de junho, a média chegou a 80 candidatos por dia, contudo, no início de julho esse número caiu para 34 por dia.

O sangue doado atende às demandas de hospitais públicos e privados do Amapá. Uma única bolsa é capaz de salvar até quatro vidas.

A preocupação do instituto é manter os tipos sanguíneos raros, como O-, mais utilizado nas emergências de saúde por se tratar do doador universal.

Dados do Hemoap também apontam que o tipo sanguíneo mais requisitado ultimamente, tem sido é o B+. Além de fazer esse chamado para novos voluntários, as equipes da unidade estão acionando por telefone os doadores cadastrados desta tipagem sanguínea e dos sangues raros.

O instituto tomou medidas de prevenção à covid-19, uma delas é o agendamento online 24h por meio do endereço https://hemoap2.reservio.com/. A triagem dos doadores passou a ser feita na portaria da recepção e há higienização de portas, maçanetas e corrimões para evitar contaminação.

Doação

Para doar, a pessoa deve ter mais de 50 kg e idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos somente com autorização dos responsáveis. Já os maiores de 70 anos só se forem doadores assíduos. O doador precisa estar descansado e alimentado.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!