Vereador pede distribuição gratuita de absorventes em Macapá

Proposta de Dudu Tavares é que o material seja dado em escolas e unidades básicas de saúde
Compartilhamentos

A Câmara Municipal de Macapá aprovou, nesta quinta-feira (5), um requerimento propondo que a prefeitura de Macapá faça a distribuição gratuita de absorventes higiênicos em escolas e unidades básicas de saúde. A proposta é do vereador Dudu Tavares (PDT) e repete uma iniciativa em âmbito estadual da deputada Marília Góes (PDT) de combate à chamada ‘pobreza menstrual’, e que também já existe em outros países.

A ideia é que produtos também cheguem à população em vulnerabilidade social atendida em outras entidades municipais.

Dudu Tavares cita pesquisa de uma marca de absorventes. No estudo, 29% das mulheres entrevistadas declararam que, em algum momento da vida, não tiveram dinheiro para comprar o produto.

“Trata-se de uma questão de saúde, justiça e dignidade. A crise que vivemos é humanitária. São famílias definindo prioridades, lutando dia após dia para conseguir seu sustento. Diante disso, o poder público deve agir, usar seus mecanismos para gerar consciência, prover dignidade e trazer à luz um assunto tão essencial e tão pouco abordado”, declarou o vereador.

Iniciativa do vereador Dudu Tavares. Foto: Arquivo SN

O vereador explica que a pobreza menstrual é a falta de acesso a produtos de higiene menstrual, de infraestrutura sanitária adequada em casa e na escola. Famílias de baixa renda têm dificuldades em adquirir e a falta resulta até em faltas escolares e problemas de saúde.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!