Governo e Prefeitura retiram grades do Setentrião e do Laurindo Banha

Palácios do Setentrião, do Governo do Amapá, e Laurindo Banha, da Prefeitura de Macapá, sem grades, agradou ao público.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Palácios de governos são símbolos de poder. É de dentro deles que governa aquele que foi mandatado pelo povo. Na história, a tomada ou derrubada de um palácio, significou mudanças de governos ou regimes, golpes e revoluções.

Mas, em pleno século XXI, os palácios ainda precisam de grades que comprometam sua estética?

Nas últimas semanas, primeiro o Governo do Amapá retirou as grades do Palácio do Setentrião e em seguida a Prefeitura de Macapá mandou retirar as grades do Palácio Laurindo Banha. A Avenida FAB, está mais bonita. E a população que já notou a mudança, aprovou.

A empolgada agente de portaria do Hospital das Clínicas Alberto Lima, aguardava o ônibus no ponto em frente ao Laurindo Banha. Ela viu o repórter do Portal SelesNafes fotografar a nova pracinha feita na frente da PMM e sem cerimônias pediu para ser fotografada ao lado do Papai Noel.

El frente ao Palácio da prefeitura de Macapá….

… símbolos natalinos foram colocados para apreciação do público. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

“Eu acho que ficou muito bacana depois que tiraram a grade e fizeram a pracinha, com bancos, ficou maravilhoso! E lá no Palácio do Governo [Setentrião], também ficou mais bonito”, garantiu Amélia Braga, de 63 anos.

O debate sobre o gradeamento de espaços públicos como praças e palácios não é novo. Recentemente, esse debate entre arquitetos e urbanistas saiu da Europa e desembarcou no Brasil.

No Rio de Janeiro, praças como a centenária Tiradentes, no centro do Rio, teve as grades retiradas. E o resultado visual foi aprovado pela população e a praça muito mais utilizada pelas pessoas.

Além disso, há o fator mobilidade. Não que seja uma regra, mas as grades contra o vandalismo, são armas que também limitam o acesso do conjunto da cidade e deixam mais poluído o visual.

O Palácio do Governo do Amapá…

… foi o primeiro a adotar a ideia

Os urbanistas que implementaram essas mudanças no Rio de Janeiro de 2011 para cá, argumentam que iluminação e pessoas circulando livremente geralmente são mais eficazes contra depredações. Mais eficaz, porém, é a educação da população para cuidar do que é seu, do que é público.

O governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), falou ao Portal SelesNafes.com sobre a retirada das grades.

“É muito bom saber que a iniciativa, adotada por nós, está sendo seguida por outros gestores. Era um desejo antigo meu, demonstrar a sociedade, por este ato simbólico, que não há barreiras para o diálogo. Estamos com o Palácio do Setentrião passando por obras internas e aproveitamos para criar um projeto de paisagismo muito especial para substituir as grades”, disse o governador Waldez.

Os dois símbolos de emancipação política do estado

O prefeito de Macapá, Antônio Furlan (Cidadania), também mandou sua mensagem sobre o ato.

“Uma das marcas da nossa gestão é a aproximação do povo, queremos os macapaenses perto da Prefeitura como instituição e como prédio. Já retiramos as grades invisíveis entre nós e a população, a retirada das grades físicas são um símbolo disso. Além disso, montamos um jardim de natal acessível para todos”, finalizou o prefeito.

Se a moda pega, os vizinhos Câmara de Vereadores, Defensoria Pública do Estado, Ministério Público Estadual e Tribunal de Justiça do Amapá, seguem o mesmo o caminho e a FAB ganha, de vez, uma cara nova e mais bonita.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!