Amapá vai injetar R$ 57 milhões na produção de energia solar

Investimentos vão desde a capacitação de trabalhadores a editais de pesquisas para geração distribuída de energia fotovoltaica.
Compartilhamentos

O Amapá vai investir R$ 57 milhões para a ampliação da capacidade de produção de energia solar no Estado. Isso deve aquecer o mercado de geração de energia elétrica fotovoltaica nos próximos anos. Os recursos são de emendas dos senadores Lucas Barreto (PSD) e Davi Alcolumbre (DEM).

Os investimentos para o setor contemplam linhas de crédito subsidiadas; concessão de área para construção de fazenda solar; editais de pesquisa para microgeração e qualificação de 200 trabalhadores para atuarem no setor de energia fotovoltaica.

O programa também inclui a redução de alíquotas para consumo de produtos e bens necessários para mudança de matriz energética, como a fabricação de componentes de sistemas fotovoltaicos feitos no Amapá.

De acordo com o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, Antônio Teles Junior, isso significa a diminuição dos custos para os empreendedores, segurança energética e geração de emprego e renda.

Segundo ele, nos últimos três anos, o número de empresas de energia solar no Estado saltou de 3 para 25.

A medida faz parte do conjunto de ações apresentados na última segunda-feira (14) pelo governador Waldez Góes (PDT) para implementar um novo modelo econômico no Amapá – o Plano da Nova Economia, que através de incentivos fiscais tornará o Estado um ambiente mais favorável para investimentos de capital privado.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!