Após rio transbordar, Jari decreta situação de emergência

Município de Laranjal do Jarí fica a 270 km de Macapá, no sul do Estado do Amapá.
Compartilhamentos

O prefeito de Laranjal do Jari, Márcio Serrão (UB-AP), decretou situação de emergência no município, a 270 km de Macapá, nesta terça-feira (29), depois de mais uma elação do Rio que banha a cidade.

Segundo relatório da Defesa Civil municipal, até o momento 10 bairros foram atingidos pelos alagamentos. As famílias atingidas moram em casas nos Bairros Samaúma, Malvinas, Centro Comercial, Três Irmãos, Santarém, Sagrado Coração de Jesus, Mirilândia e nas Comunidades de Padaria, Cachoeira e São José.

O órgão confirmou 11.344 pessoas afetadas, sendo 7.488 diretamente e 3.856 indiretamente. O número de famílias desalojadas sumiu de 13 para 56 de ontem para hoje, pois o Rio Jari continua subindo o nível.

“Essas famílias têm dificuldades de mobilidade urbana e com riscos iminentes de doenças oriundas de enchentes”, traz como justificativa o relatório que baseou a decretação da situação de emergência, que proporciona recursos extraorçamentários para assistir os afetados.

Dez bairros já estão alagados. Fotos: Ascom/PMLJ

Imagem aérea da prefeitura mostra o alcance da água transbordada

Em 2018, ano que foi declarado estado de emergência no município, o nível do rio apresentava em 2,40 centímetros. Ontem, essa marca superou os 2,48 cm.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!