Agricultor nomeado Doutor Honoris Causa precisa de ajuda

Pedro Ramos foi reconhecido como doutor pela Ueap no ano passado. Hoje o idoso mora de favor na casa de uma irmã.
Compartilhamentos

Por ANDRÉ SILVA

O agricultor aposentado, Pedro Ramos de Sousa, o Doutor Pedro Ramos, de 84 anos, que recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual do Amapá (Ueap), em 2021, encontra-se em situação crítica.

Doutor Pedro Ramos está morando há 4 meses com uma das irmãs, que também é idosa, em uma pequena casa no Bairro Jardim Felicidade I, na zona norte da capital. O imóvel, muito humilde, abriga, ainda, dois netos e um filho dela.

A enfermeira Eliani de Sousa Valadares, sobrinha de Pedro Ramos, está encabeçando uma campanha para conseguir melhorar a vida do tio.

“A casa da mamãe não tem condições. Ele cai repetidamente porque ela não tem força para segurar ele. Quando ela o leva para tentar fazer alguma coisa, acaba que caem os dois. Semana passada, ele estava na UPA, hoje [quarta, 4 de maio] ele caiu novamente”, relatou a sobrinha.

Eliani disse ainda que ninguém está conseguindo ter acesso à conta bancária onde é depositada a aposentadoria de seu Pedro, dinheiro que ajudaria a cuidar da saúde dele.

Uma das vezes que teve que ficar internado na UPA

Ocasião em que recebeu o título da UEAP

“A aposentadoria era pra sair hoje. Eu peguei o cartão para comprar algumas coisas pra ele, mas o cartão está bloqueado”, relatou a sobrinha.

Ela contou que resolveu procurar ajuda porque não suporta mais ver a mãe se debilitar ainda mais por tentar ajudar o irmão.

Ferimento na última queda que sofreu

“É muito triste ver como ele está hoje. Saber o que ele foi para como ele está…É triste. Ele tinha muitos amigos, de fato. Andava com o governador, primeira-dama… Todas essas pessoas ele conhece, realmente conhece. Eu não consigo entrar em contato com nenhum deles. Eu procurei vocês porque eu acredito que esses amigos não sabem como ele se encontra hoje”, deduziu a sobrinha.

Eliani apela para os amigos e conhecidos do tio – haja vista que o idoso não tem mas ninguém da família para contar a não ser ela e a mãe – para alugar uma casa para ele, e que além disso, possam contribuir para contratação de um cuidador.

Doutor Pedro está com a saúde muito debilitada

Ela pede ajuda também para que a aposentadoria dele seja restabelecida e, assim, possa arcar com os custos da alimentação para ele.

“Eu tentei colocar ele no Abrigo São José, mas lá eles precisam ter acesso à aposentadoria dele, já que é assim que eles conseguem manter os cuidados que ele necessita”, finalizou Eliani.

O contato para quem quiser falar com Eliani e ajudar é (96) 9 8145-5480.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!