Mais Visão chega a Tartarugalzinho para realizar 7 mil cirurgias

Previsão é fazer 12 mil atendimentos no município a 230 km de Macapá.
Compartilhamentos

O Programa Mais Visão deve atender este mês mais de 12 mil pessoas no município de Tartarugalzinho, a 230 km de Macapá.

Mais de 40 profissionais, entre médicos e paramédicos, estarão na cidade para prestar atendimento à população local e realizar cirurgias, principalmente, de catarata e pterígio.

O processo de triagem, em que os atendentes conhecem o problema de cada paciente, teve início no dia 28 de abril e as cirurgias, segundo o coordenador-geral do programa, Luciano Goulart, deverão ter início na segunda quinzena de maio.

Moradores de outras regiões, como Porto Grande, Ferreira Gomes, Pracuuba, Amapá e Calçoene, também poderão ser atendidos.

O programa foi idealizado e recebe emendas parlamentares do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), desde 2019. O Mais Visão é gerido pelo governo do estado do Amapá e fruto de uma parceria com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos).

Davi esteve nesta segunda-feira (2) em Tartarugalzinho para acompanhar de perto o programa. Fotos: Ascom/Senado

“Eu costumo dizer que o ‘Mais Visão’ é um dos meus sonhos mais especiais que se tornaram realidade para o estado. Porque ele devolve para as pessoas a visão, a autoestima, a autoconfiança, a independência e a autonomia. Todas as vezes que eu visito um município atendido pelo Mais Visão, eu me emociono com as histórias que chegam até mim: de avô que voltou a enxergar o neto, de pessoas que voltaram a ler. Enfim, é muito emocionante”, destacou Alcolumbre, que esteve nesta segunda-feira (2) em Tartarugalzinho para acompanhar de perto o programa.

O programa já realizou mais de 300 mil atendimentos e quase 50 mil cirurgias de catarata em adultos e crianças, de forma gratuita. Atualmente, também são atendidos crianças e adolescentes que sofrem de estrabismo.

“A gente devolve qualidade de vida para essas pessoas. São crianças conseguindo enxergar pela primeira vez, idosos que estavam sem autonomia de sair às ruas. De novo, são tantas histórias bonitas de superação e sucesso que não tem como não se emocionar”, frisou o parlamentar amapaense.

Previsão é de mais de 12 mil atendimentos

Agenda

Também participaram da ação desta segunda, em Tartarugalzinho, o governador Waldez Góes; o senador Lucas Barreto (PSD); o Frei Carlos, do Centro de Promoção Social Daniel de Samarate; o prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro, os deputados federais Luiz Carlos (PSDB), André Abdon (PP) e Professora Marcivânia (PCdoB); além do prefeito de Amapá, Carlos Sampaio.

A comitiva participou da inauguração da Praça Saturnino dos Santos, cujo recurso para revitalização foi articulado por Alcolumbre.

Também estiveram presentes na assinatura da ordem de serviços para a reforma da Unidade Mista de Saúde e para a construção do prédio da Defensoria Pública no município; e da inauguração da Casa do Agricultor onde houve o anúncio da compra de uma fábrica de gelo para atender os pescadores.

Visitaram, também, a construção do Estádio Municipal, também viabilizado com recursos destinados por Alcolumbre, a construção da Escola Municipal no Bairro Novo, e a inauguração da Escola Municipal Nova Vida.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!