Acesso ao Jardim I alaga e atrapalha trânsito

Segundo moradores, a anilha que permite a passagem da água de um lado para o outro da via, quebrou e está entupida.
Compartilhamentos

Atualizada às 11h09, de 03/05/2022

Por ANDRÉ SILVA

Um pequeno lago se formou em uma das ruas principais do Bairro Jardim Felicidade I, na zona norte de Macapá, após fortes chuvas que caíram no fim de semana na capital.

Segundo moradores, a anilha que permite a passagem da água de um lado para o outro da via, quebrou e está entupida. Motoristas e pedestres se arriscam na travessia.

A Rua Antônio Osmar é uma das três vias do bairro que dá acesso à BR-210. Boa parte dos ônibus, carros, motos, bicicletas e pedestres que precisam acessar outras regiões da zona norte precisam passar por ela.

Acontece que as fortes chuvas ajudaram a aumentar o volume no local, que é uma área baixa e região de palafita. A rua passou por vários processos de aterramento e adequações nos anos de existência do bairro, tudo visando o escoamento da água.

Pedestres e ciclistas se aventuram para atravessar. A trabalhadora Raimunda Costa Albuquerque, de 60 anos, teve que se equilibrar sobre uma ponte improvisada com esteios, feita por moradores, para atravessar a rua. A volta não foi diferente, para tristeza da trabalhadora, que mora no local há mais de 30 anos.

Mulher se equilibra para atravessar o lago. Fotos: André Silva/SN

“A gente quer que alguém tome uma providência, porque aqui é passagem e a gente passa todo dia para trabalhar. Eu, pelo menos tenho, que passar todo dia aqui e tenho que meter o pé nessa água aí”, reclamou dona Raimunda.

O taxista Dijaci Ômega, de 63 anos, usa com frequência a rua para levar e buscar clientes. Quando se deparou com a via alagada, decidiu dar meia volta.

Dijaci Ômega deu meia volta ao ver o lago

“Eu uso essa via pra trafegar e quando cheguei agora me deparei com essa situação desse lago. Está fundo, aí, cara. As autoridades nunca enxergam isso”, reclamou o motorista.

Um empresário do ramo de eventos que tem um estabelecimento na rua em questão, e que não quis se identificar, disse que o alagamento começou há duas semanas, mas em alguns dias piorou.

Ele explicou que debaixo do asfalto foram colocadas duas manilhas que permitem a vazão da água da chuva, mas elas quebraram.

Alguns condutores se arriscam…

… em levar um tombo para atravessar o trecho

Moradias estão sendo invadidas pela água

“As manilhas estão quebradas e a água não está passando. Já caiu gente aqui na água e tem gente se mudando daqui por causa disso. Os comerciantes estão sendo prejudicados”, reclamou o empresário.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana informou que realizou o trabalho de desobstrução dos bueiros da Rua Antônio Osmar no Bairro Jardim Felicidade 1, que vai permitir o escoamento da água acumulada. Disse ainda que vai monitorar o local para evitar novos alagamentos.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!