Ação realiza consultas e exames preventivos do câncer de mama

Atividades estão concentradas no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, na zona norte da cidade
Compartilhamentos

Por IAGO FONSECA

Em busca da prevenção e cuidado nos casos de câncer de mama e colo do útero, mulheres buscaram atendimento durante ação da campanha Outubro Rosa nesta quarta-feira (25), no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, no Bairro Renascer, zona norte de Macapá.

Até o fim da tarde estarão disponíveis serviços de consulta médica, testes rápidos, coleta para exames de PCCU e mamografia, bem como psicologia, nutrição, fisioterapia e atividades de bem-estar para as mulheres. Não é preciso encaminhamento para quem tem de 40 anos em diante.

“Tem aquele ditado: ‘quem tem boca vai à Roma’. Então, temos que lutar pelos nossos direitos. Hoje vim ver o ginecologista e nutricionista e aproveitei para pedir a requisição para os exames cardíacos. Também fiz a mamografia, tem que acompanhar, eu já tirei nódulo”, declarou a aposentada Marlene Sampaio, de 66 anos.

Até o fim da tarde estarão disponíveis serviços de consulta médica, testes rápidos, coleta para exames de PCCU e mamografia. Fotos: Iago Fonseca

Foi por meio de grupos terapêuticos dos idosos do Bairro Novo Horizonte e pela UBS que Marlene soube da ação intensiva. Para ela, que já trabalhou em hospital, é necessário a população buscar por mais informações de saúde para evitar problemas futuros.

“As pessoas precisam buscar, eu dou incentivo para buscarem a saúde. Eu tenho mil e um motivos para ter depressão, eu já perdi dois filhos por não procurarem atendimento”, revelou a aposentada.

Para além da campanha de prevenção, os serviços de saúde são ofertados o ano todo pelo sistema de saúde, segundo a diretora da equipe multiprofissional do Centro Papaléo, Carina Mendes.

Marlene Sampaio: “temos que lutar pelos nossos direitos”

“Somente hoje vamos estar em ação, mas habitualmente os serviços são ofertados por livre demanda. Para a mamografia, a mulher precisa ter pelo menos 40 anos e apresentar documentos de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência. Vai ser agendado o atendimento e, geralmente, é feito no mesmo dia. Para quem tem menos que 40 anos, devem ter encaminhamento. Já os testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C são por livre demanda”, afirmou a diretora.

O ginecologista Algerry Rêgo alerta que toda a mulher deve fazer sua rotina ginecológica anualmente, independente da campanha Outubro Rosa.

O ginecologista Algerry Rêgo alerta que toda a mulher faça sua rotina ginecológica anualmente

“As mulheres têm que fazer a coleta do PCCU todo ano, a mamografia também, tudo isso como prevenção do câncer ginecológico. Esse período é muito importante para esclarecer e orientar mulheres dos cuidados preventivos, antes de sentir o problema”, concluiu o médico.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!