Deputado pede que AP seja incluído na distribuição de vacinas contra a dengue

Josenildo Abrantes (PDT) fez pedido ao Ministério da Saúde; Amapá registrou 1 morte e 300% de aumento no número de casos da doença
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

O aumento de 300% nos casos de dengue e uma morte pela doença acenderam o alerta vermelho no Amapá. O deputado federal Josenildo Abrantes (PDT-AP) pediu ao Ministério da Saúde, nesta quinta (25), que revise a lista das cidades que devem receber imunizantes. Não há municípios do Amapá na primeira relação definida.  

Em 2023, entre janeiro e abril, Amapá registrou 352 casos de dengue. Este ano, somente em Oiapoque, foram 382 casos suspeitos e 70 confirmados, com uma morte.  

Para o deputado, os números são alarmantes, e os efeitos das doenças causadas pelo mosquito aedes aegypti são piores ainda. Ele reconhece que o governo do estado e as prefeituras têm atuado para evitar mais casos, mas a vacina é essencial.

“Além desse trabalho e da colaboração da população, os amapaenses também precisam de acesso à vacina para ampliar essa prevenção, pois o Amapá vive uma situação de emergência em relação aos casos de dengue”, justificou. O documento foi enviado à ministra da Saúde, Nízia Andrade.

trecho de ofício enviado à ministra Nízia Andrade

Josenildo também lembrou que Ministério Público Estadual tem pedido providências, mas que as características climáticas do Amapá dão vantagens ao mosquito.

“A combinação de chuvas abundantes e temperaturas elevadas durante o período de inverno amazônico favorece o desenvolvimento acelerado do Aedes aegypti, aumentando, assim, o risco de transmissão da doença”.

O Governo do Amapá montou uma sala de situação em Oiapoque, emitiu alertas.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!