BR-156: Moradores impedem a passagem de veículos da Ferreira Gomes Energia

Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA –

Cerca de 300 associados da Colônia de Pescadores de Ferreira Gomes, município distante 130 km de Macapá, bloqueiam desde às 4h da madrugada desta quinta-feira, 19, a BR-165 na entrada da sede da cidade. É um protesto pela mortandade de peixes que ocorreu pela quarta vez no município. Os pescadores exigem um posicionamento do Ministério Público e da empresa Ferreira Gomes Energia quanto ao fim do desastre que já matou milhares de peixes.

A Colônia de Pescadores possui mais de 400 associados que dependem do Rio Araguari. A maioria compareceu ao protesto que fechou a BR-156. Policiais militares e rodoviários foram chamados para liberar a BR, mas acabaram só controlando os ânimos da população.

Moradores bloqueiam a BR- desde às 4h

Moradores bloqueiam a BR- desde às 4h

“Não vamos sair daqui. A gente quer uma solução e que nos seja dada uma resposta rápida. Estamos sofrendo com isso já que dependemos do rio para viver. Além das mortes dos peixes a água está podre. Exigimos providências”, reivindicou a pescadora Juciléia Dias.

De acordo com os pescadores, a mortandade acontece quando as comportas da Hidrelétrica da Ferreira Gomes Energia são abertas. A vereadora Neuraci Lima (PSDB), que participa do protesto, informou ao site SelesNafes.Com que os pescadores só irão liberar a rodovia quando tiverem uma resposta satisfatória.

Policiais apenas observam a manifestação

Policiais apenas observam a manifestação

“Só vão sair no fim da tarde ou quando tiverem uma resposta. Até lá só passam pelo bloqueio carros de passeio e ônibus. Os veículos da empresa fazem fileira e dão pressão, mas os pescadores não deixam eles passarem”, relatou.

Trecho do reservatório seco

Trecho do rio próximo das comportas 

Na última quarta-feira, o Ministério Público do Amapá (MP-AP) se reuniu com representantes da Hidrelétrica Ferreira Gomes Energia e órgãos de fiscalização do meio ambiente. O objetivo era ouvir os esclarecimentos da empresa sobre o desastre. A empresa admitiu que a abertura das comportas pode ter sido uma das causas da mortandade, mas ficou acertado que uma empresa independente será contratada para fazer uma nova avaliação do caso.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!