Waldez faz mudanças na equipe de governo

Compartilhamentos

DA REDAÇÃO 

O governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), começou o ano novo com várias mudanças definidas no primeiro escalão.  Algumas são técnicas, mas há pelo menos duas que têm a ver com o cenário das eleições municipais do ano que vem.  Os decretos de exoneração e nomeação devem ficar prontos ainda nesta quarta-feira, 6.

A alteração política ocorrerá na Secretaria de Transportes do Estado (Setrap). Sai o engenheiro naval Odival Monterrozo e entra o engenheiro civil Jorge Amanajás (PPS), que estava ocupando a Secretaria de Relações Institucionais (Serin). Amanajás é ex-presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, ex-candidato ao governo do Estado em 2014 e natural pré-candidato à prefeitura de Macapá, isso pela segunda vez. A primeira ocorreu em 2012.

Jorge Amanajás é pré-candidato natural à prefeitura, mas terá que brigar pelo apoio do governo. Foto: Arquivo

Jorge Amanajás é pré-candidato natural à prefeitura, mas terá que brigar pelo apoio do governo. Foto: Arquivo

Ainda é cedo, mas, internamente, Amanajás ainda precisará disputar o apoio do governo com outros dois políticos do PDT: o deputado federal Roberto Góes e o vereador e ex-prefeito de Macapá João Henrique Pimentel, recém filiado à legenda.  

As outras mudanças são técnicas e motivadas pela reforma administrativa que teve o projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa no fim do ano passado prevendo a extinção e fusão de secretarias para economia de gastos com a máquina.

Neste caso, Renilda Costa, que estava acumulando as secretarias de Saúde e de Governo, deixa a Segov, que terá as funções absorvidas pelo Gabinete Civil, hoje comandado por Marcelo Roza.

Há ainda uma segunda mudança política que foi anunciada no início do segundo semestre, mas que só agora será concretizada: Gilvam Borges deixa em definitivo a Secretaria Extraordinária em Brasília.  Ele ficará sem cargo no governo.

Por enquanto, a única mudança técnica prevista neste início de ano será na Agência de Inspeção Agropecuária (Diagro), dirigida atualmente por Otacílio Barbosa. O substituto ainda não foi anunciado.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!