ANDRÉ SILVA
O homem mais forte do Brasil, Marcos Ferrari, mostrou em Macapá porque tem o direito de ostentar o título. A demonstração fez parte da programação de lançamento de uma franquia de Crossfit na capital. Marcos está entre os 25 homens mais fortes do planeta.
Marcos Ferrari, de 38 anos e com mais de 100 quilos, já pratica a modalidade esportiva Strongman há 10 anos, e há 5 anos participa das competições internacionais aonde ele figura entre os atletas de ponta. Ele conta que entrou no esporte depois que a filha de apenas 1,7 ano teve leucemia. Veja o vídeo.
No fim da manhã deste sábado, 11, Ferrari fez uma exibição de força para uma plateia de aproximadamente 50 pessoas, debaixo de um sol escaldante de quase meio-dia. O Strongman do Brasil puxou um caminhão de mais de 30 toneladas. No vídeo abaixo, Ferrari mostra que não é fácil realizar uma façanha como essa, veja.
Strongman é um termo que começou a ser utilizado no século XIX para referir-se às exibições de força em circos, feiras, etc. O mesmo termo era usado antes para o halterofilismo e o levantamento de peso básico.
Marcos participou do lançamento de uma franquia que tem como principal produto o Crossfit. Desenvolvido em campos de batalhas, o exercício se tornou uma modalidade esportiva e um dos investimentos mais lucrativos no mundo dos negócios.
O dono da franquia no mundo, Tobias Watson, é ex-soldado dos EUA e lutou na guerra do Iraque. Ele conta que decidiu trazer a marca para o Brasil por que viu um grande mercado ainda virgem para ser explorado.