GEA divulga resultado das eleições para diretor de escolas

Posse dos eleitos deve ocorrer no próximo dia 28
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

O governo do Estado anunciou na manhã desta sexta-feira (16) o resultado das eleições diretas para diretores e gestores de quatro escolas da rede estadual de ensino. Cerca de 7,5 mil pessoas participaram da votação.

As unidades de ensino Deusolina Salles Farias, Azevedo Costa e Gonçalves Dias, em Macapá; e Augusto Antunes, em Santana; elegeram para o período de três anos  diretor, diretor adjunto e secretário escolar.

O pleito foi coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), com parceria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Não havendo recursos, os conselhos escolares encaminharão o resultado à Seed, que vai enviar ao governador Waldez Góes para as devidas nomeações. A expectativa é que a posse ocorra no dia 28.

Confira abaixo como ficou o resultado em cada uma das escolas.

Deusolina Salles Farias

Na Escola Deusolina Salles Farias não houve votação direta. Apenas um inscrito se candidatou para cada cargo. No colégio, foi realizada uma assembleia geral para referendar os candidatos inscritos, permanecendo assim o mesmo grupo gestor.

Azevedo Costa

No colégio Azevedo Costa os eleitores decidiram por Josenei Pessoa (90%), para diretor; Jana Silva (90%) para diretora adjunta; e Ryan Muller (95%) para secretário escolar.

Gonçalves Dias

A comunidade escolar da Gonçalves Dias elegeu Celso Muricy (82,7%) para diretor; Elton Ferreira (60%) como diretor adjunto; e Lina Rosa da Silva (91%) para secretária escolar.

Augusto Antunes

Na escola Augusto Antunes o resultado ficou assim: diretor: Nilson da Silva (64,4%), diretor adjunto: Josué Lima (60,9%); e secretária escolar: Náidia Cortes (89,9%).

Gestão democrática

O sistema de gestão democrática permite a participação direta da comunidade escolar na escolha do grupo gestor. A gestão democrática propõe a criação do Conselho Escolar, do Conselho de Professores, do grêmio estudantil, da assembleia geral e da eleição do diretor. O projeto estabelece que estudantes, professores, funcionários e comunidade têm direito de participar da administração pedagógica e financeira da escola.

Foto de capa: Erich Macias (Secom/divulgação)

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!