Em Macapá, mais de 200 de mulheres já fizeram mamografia

São 20 novos exames a mais por dia
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

A prefeitura de Macapá oferta mais de 20 exames de mamografias diários. O número é decorrente de convênio assinado com o Sesc. O público alvo é de mulheres com idade entre 50 e 69 anos para a realização de rastreamento do câncer de mama. O procedimento é ofertado na “Carreta Saúde da Mulher”, uma unidade móvel do Sesc.

Desde que iniciou o convênio, em julho, 256 mulheres já fizeram o exame e receberam o resultado. O número ultrapassa os 149 ofertados pelo Estado durante o ano.

“É um número bastante expressivo se levarmos em consideração que o Estado fez durante o ano. Aproveitamos para chamar essa mulher a realizar a consulta de rotina em uma de nossas UBS’s, para que, se houver necessidade, o médico possa fazer a solicitação do exame”, frisou a coordenadora municipal de Saúde da Mulher, Poliana Valadão.

Meta é atender 60% das mulheres do Estado. Fotos: ascom PMM

Segundo o Ministério da Saúde (MS), apenas 3,71% das mulheres realizam o procedimento em idade correta. O exame é fundamental para a detecção precoce do câncer de mama, que, segundo o MS, corresponde a aproximadamente 25% dos casos novos a cada ano.

A Secretaria de Saúde também disponibiliza ao Sesc a análise do exame citopatológico do colo do útero, o PCCU, um profissional técnico em enfermagem, além de recepcionista.

A unidade móvel faz exames gratuitos de mamografia e Papanicolau e funciona com uma parceira entre a Fecomércio , estados e municípios. O veículo equipado tem a meta ousada de atender 60% das mulheres mais carentes do Estado.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!