Aeroportuários dizem que privatização poderá afetar aeroporto de Macapá

Categoria diz que aeroportos como o de Macapá dependem do lucro dos aeroportos que serão repassados para a iniciativa privada
Compartilhamentos

SELES NAFES

Aeroportuários do Amapá cruzaram os braços num protesto que terminou na tarde desta terça-feira (12), em Macapá, contra a privatização dos aeroportos do Brasil. O Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre não está na lista dos que serão repassados para a iniciativa privada, mas poderá ser extremamente penalizado, na avaliação da categoria.

O Sindicato Nacional dos Aeroportuários diz que os aeroportos deficitários, ou seja, os que não geram lucros, como é o caso de Macapá, são sustentados pela receita dos grandes aeroportos que estão sendo vendidos. Uma vez nas mãos da iniciativa privada, não há garantias de recursos para manutenção e investimentos.

“A Infraero funciona por meio de subsídio cruzado. É uma rede de aeroportos onde alguns são superavitários e outros deficitários. Os lucros dos superavitários sustentam os deficitários”, explica o representante do sindicato no Amapá, Wilker Lira.

Funcionários da Infraero em Macapá se concentraram em frente ao terminal de passageiros. Fotos: Divulgação

“O Amapá não tem ligação por terra com nenhum outro estado. É praticamente uma ilha. O Brasil também não tem ferrovias, e há muitas estradas ruins. Por isso, os aeroportos são essenciais para a integração nacional”, acrescenta.  

O governo federal já começou a repassar os aeroportos para a iniciativa privada. Os primeiros foram Vira Copos (Campinas) e Guarulhos (SP) e Brasília, ainda em 2012. Em 2017, o governo já anunciou que pretende fazer o mesmo com 14 outros aeroportos.

Categoria poderá entrar em greve a partir do dia 26

Na terça-feira, os aeroportuários do Amapá se juntaram a colegas de outros 18 estados num protesto simultâneo. Eles distribuíram panfletos para passageiros e ergueram faixas.

“Não foi uma paralisação, foi apenas um ato. Mas no próximo dia 26 haverá uma assembleia nacional com indicativo de greve”, avisou Lira.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!