Desfile Cívico emociona público em Santana

Forças de seguranças, Exército e Marinha passaram pela Avenida Santana junto com estudantes, PM e Corpo de Bombeiros
Compartilhamentos

De Santana, FERNANDO SANTOS

Uma bonita festa marcou o Desfile de 13 de Setembro no segundo maior município do Estado, Santana, a 17 quilômetros de Macapá. Escolas municipais, estaduais e forças militares passaram pela avenida que leva o nome da cidade. 

Pontualmente às 8h da manhã, o desfile começou com a passagem do Exército Brasileiro e Marinha do Brasil, demonstrando o poderio militar e muita organização. As apresentações foram aplaudidas pelo público que lotou as arquibancadas.

Público lotou a Avenida Santana. Fotos: Fernando Santos

Estudantes cruzaram a avenida…

O ex-combatente do Exército, João Figueiredo, lembrou do período em que serviu a Nação e do amor pela Pátria.

“É muito bonita a passagem do Exército e da Marinha. A gente até se emociona porque um dia também já servimos e também já desfilamos bastante assim como estes aí hoje estão fazendo. Tá muito bonito”, elogiou.

O Corpo de Bombeiros passou pela avenida com apresentação de lanchas, viaturas e realizaram a simulação de resgate em altura. Além disso, os militares exibiram formas de rapel, atividade desempenhada diariamente pelos bombeiros.

Crianças acompanhadas dos professores: 15 escolas estaduais e municipais desfilaram

Com a temática “Santana, cidade querida, dos índios aos negros, do povo hospitaleiro, sua história, sua orgiem”, 15 escolas fizeram bonito em suas passagens. O secretário Municipal de Educação, Ricardo Pereira, considera importante o resgate da tradição. 

“O desfile cívico é nossa tradição e nosso papel enquanto resgatar tudo isso. Acredito que fizemos uma bonita demonstração de civismo e isso mostra o quanto o povo santanense é compromissado com a Pátria”, observou. 

Durante o desfile, bandas de fanfarras se revezavam na passagem das escolas e davam verdadeiros shows de evolução. O Batalhão de Operações Especiais realizou a apresentação de respostas em ações de combate a criminalidade em motos.

Banda do Corpo de Bombeiros foi uma das várias que passaram pela avenida

Eles também fizeram demonstrações de salvamento

Um dos momentos mais aguardados foi a exibição do Grupo Tático Áereo (GTA) que deu voos rasantes em plena Avenida Santana. A dona de casa Maria Conceição nunca tinha visto o helicóptero. 

“É tudo muito lindo e perigoso. Nunca tinha visto de perto como eles passaram aqui. É arriscado e tomará que ano que vem eles venham de novo porque eu venho assistir”, assegurou.  

Helicóptero do GTA deu rasantes de impressionaram o público

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!