Triplica o número de atendimentos a usuários de drogas no Caps

A maioria é dependente de crack e maconha
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

O Centro de Atenção Psicossocial e de Álcool e Drogas (Caps), localizado no Bairro Santa Rita, em Macapá, registrou aumento gigantesco nos atendimentos a dependentes de drogas no primeiro semestre deste ano.

Até fevereiro deste ano, o espaço atendia pouco mais de 120 pacientes. Mas, em poucos meses, já registrou 412 pacientes ativos. O crescimento se deve a uma grande reforma em parceria com a Vara de Execuções e Medidas Alternativas (Vepma).

Espaço realiza acolhimento e tratamento de dependentes químicos. Fotos: Cássia Lima

Segundo o coordenador do Caps, Lucas Duarte, a maioria dos dependentes é do sexo masculino com dependência em maconha e crack. Desde 2011, quando foi criado, o Centro atendeu mais de 2 mil pessoas.

“Nós trabalhamos a redução de danos. Isso significa que buscamos reduzir o número de exposição desse paciente às drogas. Tudo começa com a redução até a recuperação total, mas muitos tratamentos são para a vida toda”, explicou Lucas Duarte.

O Caps funciona de segunda a sexta, com atendimento de 8 às 18hs. Os pacientes têm salas de atendimento, farmácia, sala de informática, área de vivências, jardim e acompanhamento com médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas, psiquiatras e outros serviços.

Lucas Duarte: maioria dos pacientes são homens viciados em crack e maconha

“O acolhimento é imediato. Nós atendemos a pessoa naquela hora, ouvimos esse paciente e vamos descobrindo o grau de comprometimento, qual a droga que ele usa, a quantidade e depois encaminhamos para consultas e tratamento”, frisou  o coordenador.

O Centro é mantido pelo Governo do Estado e está aberto para o atendimento a todos os maiores de 18 anos e que queiram e aceitem ajuda. É importante o estímulo da família.

Mais de 2 mil atendimentos desde 2011

“As drogas são um problema de saúde pública. As pessoas acham que é só atrás da residência oficial, mas tem nas feiras, nas praças, em comunidades do interior, e em outros vários lugares. Temos pacientes de todos os níveis sociais”.

O Caps funciona numa casa na Avenida Cora de Carvalho com Hamilton Silva, número 1731, no Bairro Santa Rita.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!