Criada por ex-campeão, AP ganha nova escola de taekwondo

Michel Fragoso (no centro da foto) abre oficialmente a Rorang, nome que faz alusão aos samurais da Coréia
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

A partir desta sexta-feira (27), o taekwondo, a arte marcial que mais rendeu títulos para o Amapá, ganha um novo espaço: a Academia Rorang. O nome é uma alusão aos “samurais” da Coréia.

O projeto é do ex-campeão amapaense Michel Fragoso, de 32 anos, que nesta nova jornada conta com a ajuda de amigos, como o terceiro lugar no Brasileiro, Caio Silva (último à dir. na foto), também campeão do Open do Rio de Janeiro. Michel conversou com o portal SELESNAFES.COM.

O que te levou a construir a academia?

Bom, a Rorang é um sonho que tenho desde de 2012. Quando surgiu essa vontade, há cinco anos, eu tinha acabado de voltar a treinar taekwondo e ministrar aulas da modalidade. No começo era só um sonho mesmo porque eu não tinha recursos financeiros para colocar em prática minha meta. Mas respondendo diretamente a pergunta, o que me levou a construir a Rorang foi o amor que tenho pelo taekwondo e a paixão pelas artes marciais. Sempre quis ter minha própria equipe pra somar com o taekwondo.

A Rorang funciona no Bairro Jesus de Nazaré. Fotos: Divulgação

Quando você se tornou atleta?

Comecei a treinar taekwondo relativamente tarde, com 15 anos. Mas mesmo assim, entre a escola e estágio, consegui participar de muitos campeonatos. Minha primeira competição foi uma copa realizada pelo Mestre Júnior Maciel, na qual fui campeão com apenas dois meses de treinamento. A partir daí Fui campeão estudantil, Amapaense e norte nordeste – Campeonato realizado no Piauí em 2002. Os primeiros anos de taekwondo foram bem intensos, porém, na época era apenas uma paixão, não via a possibilidade de viver do taekwondo, como hoje é possível a exemplos de muitos atletas nacionais e até mesmo locais.

Por isso, comecei a trabalhar aí ficou mais difícil treinar. Tive menos tempo ainda quando nasceu meu filho, Alef, com 13 anos hoje. Tive muitas idas e vindas no taekwondo, mas nunca no mesmo nível de antes. Participei de mais 2 campeonatos amapaenses, nos quais fiquei em segundo lugar, vice-campeão Brasil open realizado em Londrina (PR), vice-campeão de um open na Guiana Francesa e a última competição foi em 2013, Campeonato Brasileiro de Taekwondo, no qual obtive bons resultados. Depois da minha última participação, apenas ministrei aulas de taekwondo por mais dois anos.

Michel focou na construção da academia para que os atletas tenham um bom espaço

Qual faixa etária a academia vai atender?

Dos 10 aos 13 anos, 15 a 17 anos, 20 a 25 anos. Como a Rorang não inaugurou oficialmente, esperamos aumentar bastante o número de competidores, aumentando assim, a faixa etária também.

Quais os planos da academia?

Praticamente desde o começo do ano eu estava apenas envolvido na construção da sede da Rorang, por isso participamos de poucos campeonatos, porém, está previsto um campeonato local, apenas para faixa pretas, agora em novembro.

Pretendemos fechar o ano com a inauguração oficial da Rorang e com uma boa participação nesse campeonato. Fora isso, temos objetivos nacionais e internacionais que, se Deus quiser, serão alcançados ano que vem.

Ex-campeão da Copa do Brasil, Caio Silva, chuta luva

Que avaliação você faz dessa modalidade aqui no Amapá?

Creio que o taekwondo amapaense passa pelo seu melhor momento. Novas equipes estão se formando, atletas locais estão se destacando no cenário nacional e internacional. A profissionalização da modalidade é uma realidade, no sentido de que um atleta possa se manter do esporte.

Enfim, o taekwondo amapaense se tornou uma referência nacional. E nesse caminho a Rorang Artes Marciais quer somar mais um pouquinho para que o TKD do Estado se torne o melhor do Brasil.

Serviço:

Rorang Artes Marciais

Avenida Ana Nery, 1453, entre Hamilton Silva e Leopoldo Machado – Jesus de Nazaré.

www.rorang.com.br 4.

Mais informações: 98111-7157

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!