Nova espécie de vespa pode combater moscas das frutas

Inseto foi descoberto por um pesquisador da Embrapa.
Compartilhamentos
ANDRÉ SILVA
Uma nova espécie de vespa pode ser mais uma alternativa para o combate à moscas-das-frutas no Amapá. O inseto foi descoberto por um pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que emprestou seu nome para batizar o bicho.
Esse e outros trabalhos foram expostos na segunda-feira (18), em um encontro de instituições que desenvolvem pesquisas científicas e tecnológicas no estado.
Há oito anos, os pesquisadores da Embrapa no Amapá vêm realizando coletas desse inseto. Ele é um parasitoide natural de moscas semelhantes a mosca da carambola, mas sua eficácia contra essa espécie não foi comprovada ainda. Ele foi batizado de Doryctobracon adaimei, em homenagem ao seu descobridor, o pesquisador Ricardo Adaimei.
As amostras coletadas do parasitoide foram enviadas para pesquisadores taxonomistas em São Paulo, que, após anos de minuciosos testes, comprovaram que se trata de uma espécie nova.
O inseto é comprovadamente eficiente para combater algumas espécies de moscas- das- fruta, mas, ainda não há estudos que mostrem sua eficácia contra a mosca da carambola. O próximo passo dos pesquisadores amapaense e observá-la em laboratório.
 “Ele tem percentual de parasitismo bastante elevado sobre algumas espécies de moscas, que já verificamos em campo e agora queremos ver se ele se adapta em laboratórios, para estudarmos a biologia dele, como: ciclo de vida em laboratório. Depois disso, pretendemos estudar essa espécie parasitando na moscas-das-frutas e sua importância econômica”, explicou o pesquisador.
 
Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!