Material escolar: preços variam até 114%; confira a lista de itens

Proncon alerta sobre a importância do equilíbrio entre economia e qualidade dos produtos na hora das compras
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

As variações nos preços de materiais escolares em Macapá e Santana chega a até 114% nos valores totais da lista de produtos. É o que foi constatado pelos fiscais do Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon/AP), que realizou pesquisa entre os dias 9 e 15 de janeiro nos dois mais populosos municípios do Amapá.

Na relação elaborada pelo Procon, há 50 itens escolares em que são apresentados o menor e o maior preço de cada material. Exemplo da grande diferença nos valores de um mesmo produto pode ser verificado em um caderno de 15 matérias capa dura, que oscila entre R$ 7,74 até R$ 44,99.  Os diferentes valores  no mesmo produto se repete em itens como lápis de cor, apontador e lápis preto.

Segundo o Procon, nas papelarias de Macapá, a variação de preço foi de aproximadamente 40% de uma loja para outra. Já nas importadoras, os valores apresentam variações de até 114%. Em Santana, os preços variam em até 112% de um local para o outro.

“A pesquisa realizada pelos nossos fiscais é de utilidade pública. Ela comprova que a melhor forma de economizar é pesquisar preços e negociar descontos e prazos para pagamento”, avaliou o presidente do Procon-AP, Eliton Franco. 

Franco orientou também que os consumidores façam pesquisa de preço antes de comprar para economizar e alertou que é preciso atenção sobre a qualidade dos materiais, exigindo a nota fiscal na hora da compra, para evitar prejuízos com a possível aquisição de produtos defeituosos.

“Não adianta comprar um produto mais barato que tenha uma qualidade duvidosa. Com a nota fiscal é possível trocar ou devolver o dinheiro pago, caso o objeto comprado apresente problemas no futuro”, orientou.

Confira nos links abaixo as litas de materiais em Macapá e Santana:

Lista da pesquisa feita em Macapá.

Lista da pesquisa feita em Santana.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!