Carnaval no AP terá mais de meio milhão de preservativos

Serão distribuídos mais de 550 mil preservativos masculinos e femininos, 50 mil lubrificantes e 32 mil testes rápidos
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

Camisinhas masculinas, femininas e lubrificantes serão distribuídos gratuitamente durante o carnaval no Amapá. De acordo a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), serão 550 mil preservativos e 50 mil lubrificantes para os foliões. Além dos instrumentos de prevenção, a SVS este ano também disponibiliza 32 mil testes rápidos de HIV.

O número de preservativos é praticamente o dobro do que foi disponibilizado no ano passado, quando o Estado forneceu para os municípios 250 mil preservativos masculinos e 50 mil femininos. O material pode ser adquirido nos postos de saúde de todos os municípios, mas a distribuição será maior em Macapá, Santana e Mazagão, especialmente em bares, motéis, centrais de blocos, ONGs e em corredores de folia.

Os preservativos previnem infecções, o HIV/AIDS, doenças sexualmente transmissíveis e hepatites virais, além de gravidez indesejada. Os postos de distribuição também farão a conscientização aos foliões.

Teste rápido é novidade no Carnaval deste ano. Foto: Sesa

Os maiores pontos de distribuição serão no maior bloco de sujos do Amapá, A Banda, que vai às ruas na terça-feira (13), e no corredor da folia dos municípios de Santana e Mazagão. Os postos de saúde também vão fazer testagem de HIV/Aids.

HIV

De acordo com a Coordenação Estadual de DST/Aids, nos anos de 2007 a 2017, foram diagnosticadas 934 pessoas portadoras do vírus HIV no Amapá. A maior parte são homens héteros, entre 20 e 29 anos, como ensino médio completo.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!