Estoque do Banco de Leite supre metade da demanda diária

Hospital busca novas doadoras para garantir abastecimento
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Está baixo o estoque do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher Mãe Luzia, em Macapá. A administração da unidade procura por doadoras para garantir a alimentação de bebês que necessitam do alimento.

Para realizar a doação, a mulher precisa ter excedente de leite e gozar de saúde plena. O leite materno é o único alimento indicado aos bebês até seis meses porque oferece todos os nutrientes que o recém-nascido precisa.

O leite coletado no BLH é submetido a rigoroso controle de qualidade antes da distribuição. Até 40 recém nascidos podem ser beneficiados com um litro de leite. Atualmente, o hospital recebe 50% do que necessita para suprir a demanda diária. 

Leite materno contém nutrientes que o bebê necessita. Foto: arquivo SN

“Para se tornar uma doadora, é importante que a mãe perceba que tem bastante leite, o que pode ser avaliado pelo vazamento espontâneo nos intervalos ou mesmo durante as mamadas. Precisamos que mais mulheres se conscientizem sobre a importância da doação, porque este gesto solidário faz a diferença na vida de muitos bebês”, disse a coordenadora do Banco de Leite, Darcineyde Dias.

Para ser uma doadora de leite, a mãe pode se dirigir ao próprio Banco de Leite para fazer o procedimento ou solicitar atendimento domiciliar, caso não tenha condições de sair de casa, onde receberá as orientações sobre a higiene na hora da coleta.  Para que ela seja cadastrada, é necessário apresentar os exames de HIV, sífilis e hepatite B e C.

Foto de capa: Marcio Pinheiro (Secom)

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!