Processo de pré-matrícula chega ao fim e pais ainda buscam por vagas

Procura maior é por vagas na educação infantil.
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

O processo de pré-matrícula nas redes de ensino estadual e municipal de Macapá está no fim, e muitos pais ainda buscam por vagas, principalmente em escolas com educação infantil. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que a grande dificuldade está para responsáveis que querem matricular seus filhos em escolas nos bairros onde moram.

A cabeleireira Melry Martins, de 30 anos, mora no Parque do Buritis, zona norte de Macapá. É o primeiro ano que a filha dela mais nova, Ana Clara, de 4 anos, vai à escola. A mulher diz que chegou a fazer a chamada escolar, mas, no período de pré-matrícula não conseguiu vaga na Escola Municipal Vera Lucia Pynon, localizada no bairro onde mora.

“Fui à Semed e eles me disseram que eu deveria ir até a escola. Cheguei lá, eles disseram que não tem mais vaga e que a escola vai fechar para reforma. Aí eles pediram para eu voltar no dia 19, para ver se tinha sobrado alguma vaga”, lamentou a cabeleireira.

Cabeleireira Melry Martins busca vaga para a filha de 4 anos Foto: André Silva

A Semed informou que a escola ofertou vagas para educação infantil excepcionalmente no ano de 2017, e que neste ano ela não oferecerá mais, pois a instituição é voltada para o ensino fundamental. Segundo a secretaria, o prédio também vai passar por reforma, e os alunos serão transferidos para um imóvel alugado.

A secretaria orientou aos pais para que façam a matrícula dos filhos onde estão sendo disponibilizadas as vagas, mesmo que seja um pouco longe de suas casas, e, ao longo do ano, tentem transferência para uma escola mais próxima.

Repescagem

Para os pais que não conseguiram matricular os filhos, a partir do dia 15 de fevereiro as escolas vão apresentar o quadro de vagas que sobraram, e criar uma lista de espera em que o responsável pode se cadastrar e aguardar ser chamado, caso consiga a vaga.

 Educação infantil

Uma das metas do Plano Nacional de Educação, aprovado em 2013, era para que até 2016 todas as crianças na idade de 4 a 5 anos estivessem matriculadas.  Segundo dados do Observatório do PNE, até aquele ano, os municípios alcançaram 90,05% dessa meta.

Macapá tem 18 escolas que ofertam ensino infantil, com 3.613 vagas para crianças de 4 a 5 anos. A secretaria não soube informar a demanda de crianças nessa idade que estão fora da escola. O número somente será conhecido após o processo de matrícula, pois, foi no período de chamada escolar que essa demanda apareceu.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!