Safra de grãos terá crescimento de 7% em 2018, aponta IBGE

Grãos como arroz, feijão e milho terão aumentos significativos.
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

A estimativa de crescimento da safra de grãos no Amapá para este ano é de 7,3%. Em 2017, foram colhidas 58.608 toneladas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que prevê 62.905 toneladas para 2018.

Outra cultura que continua em expansão no estado, sendo o principal produto agrícola do Amapá é a da mandioca. A expectativa é de que sejam colhidas aproximadamente 172.500 toneladas este ano. Em 2017, foram 166 mil toneladas.

A soja é o principal produto dentro da cultura de grãos no Amapá, correspondendo a dois terços de toda produção de cereais. Para este ano, a estimativa é de que sejam colhidas 58 mil toneladas, plantadas em uma área de 20.200 hectares, um crescimento de 6% em relação a 2017.

Os outros grãos, como arroz, feijão e milho, terão aumentos significativos de 18%, 10%, 3,9%, respectivamente.

Colheita da laranja sofrerá queda de quase 6%. Foto: Arquivo/SN

Em outras culturas, a laranja é a que mais preocupa, pois, vem caindo no decorrer dos anos. Em 2018, a queda foi de 8% em relação ao ano anterior. Para este ano, espera-se queda de 5,7% na safra.

“É provável que seja por conta do avanço da soja. Deixam de plantar ela para plantar outra coisa”, diz Joel Lima, disseminador de informação do IBGE.

Os dados de acompanhamento da safra são do Levantamento Sistemático de Produção Agrícola (LPSA). As pesquisas são realizadas mensalmente e acompanham a produção dos principais produtos agrícolas.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!