“Tu Fucu Pra Mim”, uma década de Carnaval

Com as escolas de samba já há alguns anos com o freio de mão puxado, ficou para os blocos não deixar as ruas e avenidas da cidade sem o colorido, alegria e disposição para ser feliz dos discípulos do rei Momo
Compartilhamentos

MANOEL DO VALE

Em Macapá, os blocos de empolgação já são mais de 40 arrastando milhares de pessoas por toda cidade.

Um dos mais irreverentes deles nasceu na Avenida Presidente Vargas, entre as ruas Odilardo Silva e Jovino Dinoá, numa roda de amigos regada a cerveja e a vontade de partilhar o desejo de criar um bloco “pra gente brincar, só a gente, as famílias daqui, sem a pretensão de expandir, como aconteceu”, como revela Américo Brasil, músico e membro fundador da Associação Recreativa Carnavalesca Tu Fucu Pra Mim na Favela, que este ano completa uma década de existência.

Formado por professores, profissionais liberais, operários, artistas e jovens foliões, o “Tu Fucu Pra Mim?” é hoje um dos blocos carnavalescos mais concorridos, que arrasta cerca de mil pessoas em seu roteiro pelas ruas do Centro, que nos anos 1960 era conhecido como bairro da Favela.

Abadá deste ano do bloco. Fotos: divulgação

O nome “Tu fucu pra mim?” nasceu das lembranças de quando havia naquela área um lago, no qual um morador criava um casal de peixes-boi. A diversão dos moradores de então era ir ver os animais, alguns à noite, com lanternas. Como na época a região era ocupada por famílias vindas do interior do Pará, o caboclês era o idioleto mais usado, e dele veio a frase “Tu fucu pra mim”, fragmento de uma conversa entre dois amigos a respeito da visita destes aos mamíferos, que, numa tradução para o português culto, seria “tu focaste pra mim”.

No próximo sábado, 3, a partir das 16h, na Av. Presidente Vargas, entre Odilardo Silva e Jovino Dinoá, a Arctufu, abre oficialmente as comemorações pelos dez anos da associação com o lançamento da música-tema deste ano, e mais o CD com todas as músicas lançadas nos 10 anos de história da associação.

Porta-bandeira do “Tu fucu pra mim?”

De autoria de Aroldo Pedrosa e Cleverson Baía, a música, que fecha este primeiro ciclo da história do bloco traz o tema “Tu Fucu Pra Mim, 10 Anos com Zumbi dos Palmares e os Caboclos Sumanos no Corredor da Favela do Meio do Mundo”.

A música-tema do bloco é, segundo Aroldo, um frevo de empolgação que vem falando de Zumbi dos Palmares, relacionando o herói negro com os caboclos da Amazônia.

 

Veja trecho:

Depois de cantar as celebridades da Favela

Tu Fucu Pra Mim nesse carnaval navega de caravela

E vai singrando rios do Brasil até o Nordeste

Em busca de um bom cabra da peste

Um bravo guerreiro cor de ébano brasileiro

O revolucionário herói dos Palmares

E o traz por luares estelares no lombo

Pra plantar no meio do mundo outro quilombo

 

Reluz a luz do mito a bordo da caravela

Cortando ondas do Velho Chico e do Amazonas

Ao ancorar no igarapé na passarela

Explode em festa o povo de fé da Favela

 

Saravá, Zumbi!

Saravá, Zumbi!

 

Ala dos compositores

Com sua composição Aroldo entra para o seleto grupo de letrista do Tu fucu, junto com Américo Brasil, com três composições e Celso Dias com outras seis.

O bloco foi fundado por 12 pessoas:  Claudeci Fernandes, Américo Brasil, Lindoval Sanches, Jaime Silva, Amiraldo, Pedro Sacramento, Cristiano Castelo, Sérgio Suy, Adriano, Marco Aurélio, Vivaldo Amaral e Jorge.

A mascote do bloco, lógico, é o peixe-boi, que vem acompanhado dos caboclos sumanos, criação do cartunista Ronaldo Rony com arte final de João Marques, designer responsável pela criação do abadá dos 10 anos.

Diretoria do bloco em reunião. Preparando a folia de 2018

Homenagem

Na abertura das comemorações dos 10 anos, a ARCTUFU irá fazer uma homenagem especial ao Américo Brasil, compositor que aos 65 anos lança seu primeiro CD com suas composições.

Década de muito trabalho

Muito suor para curtir o samba e cerveja nestes 10 anos de folia, a resposta geral dos diretores da ARCTUFU sobre a trajetória do bloco nesta primeira década.

“Foi difícil, não foi fácil, não. Mas a gente conseguiu com muito colaboração, parceria e, principalmente o amor pelo carnaval e pelo bloco que a gente leva todo ano pra comunidade, com uma aceitação muito grande”, disse o presidente da Arctufu, Claudeci Fernandes, enfatizando que o bloco desenvolve um carnaval família, onde os foliões podem brincar sossegados, sem preocupação nenhuma com a violência. “A gente tem crescido por esse carnaval que a gente leva”, conclui.

 

Serviço:

O evento começa às 16h, na Av. Presidente Vargas, entre Odilardo Silva e Jovino Dinoá e termina às 0h. venda de abadás no local a R$ 20,00

Veja a programação completa:

Início às 16 :00- Aresentacao do enredo do bloco Carnaval -2018;

18 :00 – Apresentação da Escola de samba Maracatu da Favela;

19: 00 Apresentação do cantor Alcir;

20:00: Lançamento do CD do cantor Américo Brasil – Sumano ;

21: 00 – Apresentação do artista Jimmy Feiches.

Música com o som do Abacate.

Encerramento: 23:00. Realização: Arctufu.

A festa acontece na rua

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!