Randolfe leva ao Senado proposta de casas sustentáveis para o Minha Casa Minha Vida

Proposta prevê barateamento no gasto das casas e  aumentando da qualidade dos materiais empregados
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

O senador Randolfe Rodrigues (REDE) apresentou a proposta de incluir no Programa Minha Casa Minha Vida o financiamento de imóveis que utilizem técnicas de bioconstrução. O parlamentar entregou a proposta ao presidente do senado, Eunício Oliveira (PMDB), na terça-feira (13), acompanhado da produtora Paula Lavigne. 

A proposta é um pedido de movimentos mobilizados em favor da promoção da habitação popular e sustentável. Randolfe Rodrigues explicou que a proposta permitirá ampliar os benefícios econômicos, ambientais e sociais do Programa, barateando o gasto das casas e  aumentando a qualidade dos materiais empregados.

O presidente do senado demonstrou atenção à proposta e intenção em discuti-la na casa, além de ter assegurado a importância da matéria e a celeridade da votação, que deverá ocorrer já nos próximos dias.

De acordo com os autores da proposta, o Minha Casa Minha Vida privilegia materiais e sistemas construtivos convencionais, deixando de se apropriar dos conhecimentos e dos saberes gerados pelas próprias comunidades locais beneficiadas, especialmente no que se refere a técnicas de bioconstrução, como, por exemplo, adobe, taipa, solocimento, ferrocimento e bambu.

O uso dessas técnicas pode reduzir custos, especialmente nas localidades em que o transporte de materiais tradicionais, como areia, cimento e tijolos, é mais caro. Além disso, as obras serão executadas com menor impacto sobre o meio ambiente e com maior engajamento da comunidade beneficiada, gerando reflexos positivos para as gerações atual e futuras.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!