Ruas que alagavam e tinham até tartaruga recebem asfalto

Moradores do Parque dos Buritis comemoram inverno sem alagamentos.
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Os moradores do bairro Parque dos Buritis, zona norte de Macapá, comemoram o primeiro inverno sem ruas alagadas, onde até tartarugas eram encontradas. Neste ano, as vias começaram a receber serviços de drenagem e asfaltamento.

As melhorias contemplam algumas das 18 ruas e avenidas do bairro, entre elas: partes da Av. João Cândido Soares Filho e das ruas Bertoldo Rosa, Ubiraci de Azevedo, Maria de Fátima Picanço e Santarém, que passou mais de 8 anos sem que os carros pudessem entrar e sair por ela, pois, estava tomada por mato e entulho. 

Vias estão sendo drenadas e asfaltadas Foto: André Silva

Alguns moradores chegaram a dizer que contraíram dengue e zika, porque no meio da via um lago havia se formado pelas águas da chuva e de um lava jato próximo dali.

Em um dos mutirões de limpeza realizado pela prefeitura de Macapá, até uma tartaruga foi encontrada vivendo no local.

Maria Rosa da Costa Rodrigues, de 54 anos, mora há mais de dez anos no bairro, na Av. João Cândido Soares Filho. Ela lembra que sempre que a chuva caía, era impossível sair de casa.

“Ela está melhor, mas como é que vai ficar a situação dos bueiros? Como a água vai escoar? É preciso fazer o serviço completo, não é?”, questionou a moradora.

Como era e como está a Rua Santarém Foto: André Silva

Antonia Caldas, vizinha de Rosa, mora no local também há cerca de dez anos. Ela lembra o sacrifício que fazia para atravessar a rua.

“Meu Deus! Isso era horrível. Não dava para atravessar para o outro lado, nem voltar para cá. Meu marido comprava areia e seixo para jogar aqui na frente de casa, para melhorar a situação, mas, mesmo assim, não resolvia”, lembra a moradora.

O companheiro dela, Isaque da Costa dos Santos, de 57 anos, diz que a situação sempre foi ruim. O ajudante de pedreiro comemora a melhoria, que já atingiu cinquenta por cento do esperado.  

“A gente só andava nas beiras da rua, se escorregasse um pouquinho, sujava toda a roupa. Agora só falta colocar o asfalto e os bueiros para a água ter para onde ir depois”, sugeriu o ajudante de pedreiro.

(da direita para a esq.) Moradores Maria Rosa, Antonia Caldas e Isaque da Costa Foto: André Silva

Inicialmente, estão sendo realizados serviços de terraplanagem para a aplicação de capacelante, um tipo de piche e brita.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!